Acervo

A gente não deve olhar o passado com tristeza, mas sim com muito orgulho! Sem dúvida nenhuma, este é o grande legado das ondas curtas!

(Ana Cavalcanti – que foi apresentadora do programa de resposta de cartas “BBC e Você” – na última transmissão da BBC para o Brasil em ondas curtas, em três de abril de 2005)

Na década de 1980 – auge da Guerra Fria – chegamos a ter mais de trinta emissoras internacionais transmitindo em português para o Brasil, em ondas curtas. Algumas chegaram a emitir três horas diárias de programação para o nosso país, ou até mais.

Era uma variedade de programas que incluía noticiário internacional, as visões de cada país sobre o que acontecia pelo mundo, aspectos da cultura dos diferentes países, música, ciência e tecnologia, artes e espetáculos, esporte e muito mais. Sem esquecer o cuidado com a audiência, com os espaços de resposta às cartas dos ouvintes e os programas DX.

Os anos se passaram e sobreveio a abertura do bloco comunista. Vários fatores fizeram com que, uma após a outra, as emissoras internacionais deixassem de transmitir em ondas curtas para o Brasil:

  • O fim da União Soviética e do comunismo na Europa Oriental.
  • A volta da democracia e o fim da censura política no Brasil após o regime militar.
  • A aposta de algumas emissoras na parceria com emissoras locais em substituição às ondas curtas.
  • O surgimento de novos meios de comunicação, mais modernos, com menor custo de operação e melhor qualidade de som no lado receptor.

Estes e outros fatores fizeram com que os ativos transmissores de outrora se calassem. Restaram apenas algumas poucas mas importantes estações, que seguem bravamente informando e entretendo seus ouvintes fora da Internet.

O DX Clube do Brasil mantém um acervo de programas das emissoras internacionais em ondas curtas. Esses programas eram gravados em fitas e discos de vinil e enviados para emissoras brasileiras para retransmissão local. Para atender aos ouvintes novos e antigos, o DXCB resolveu abrir o seu baú e disponibilizar gratuitamente essas gravações, recuperadas e digitalizadas dos seus originais.

Esperamos, com isso, dar nossa colaboração à preservação desse importante aspecto da história da radiodifusão internacional.

Consulte os programas disponíveis por emissora:

 

BBCBBC
Deutsche WelleDeutsche Welle
KBS World RadioKBS World Radio
Ministério das Relações Exteriores da Alemanha OcidentalMinistério das Relações Exteriores da Alemanha Ocidental
Rádio BulgáriaRádio Bulgária
RCIRádio Canadá Internacional
Radio França InternacionalRádio França Internacional
CRIRádio Internacional da China
Rádio NederlandRádio Nederland
Rádio RSARádio RSA
Voz da AméricaVoz da América

 

Todos os direitos referentes aos programas pertencem às emissoras que os produziram.

O DX Clube do Brasil não se responsabiliza pelos conteúdos e opiniões contidos nos programas, que são de inteira responsabilidade das emissoras que os produziram.