Deutsche Welle

A Rádio Deutsche Welle (A Voz da Alemanha) foi fundada oficialmente no dia 11 de junho de 1953, mas ela já havia começado a transmitir em ondas curtas um mês antes, em idioma alemão.

As emissões em línguas estrangeiras começaram um ano depois, no dia três de outubro de 1954: inglês, francês, espanhol e português. Em nosso idioma, eram a princípio apenas cinco minutos diários.

Os programas para a América Latina começaram em 1962, com a criação da Redação Brasileira e da Seção Hispano-Americana. As transmissões em português para Portugal começaram em 1964 e os programas para a África vieram em 1975, após a independência das colônias portuguesas no continente.

A Deutsche Welle chegou a apresentar três emissões diárias em português para o Brasil, uma pela manhã e duas à noite. Os programas incluíam, além do noticiário, programas de variedades alemãs e europeias, música, esporte, aulas de alemão e muito mais. Destacavam-se ainda a série Passeio pelas Cidades Alemãs (programas mensais, a cada vez em uma cidade diferente da Alemanha Ocidental) e o programa Conversando com o Ouvinte, que incluía o Cantinho de DX.

A Deutsche Welle transmitiu em ondas curtas, em português para o Brasil, até o dia 31 de dezembro de 1999. Já havia sido lançado três anos antes um serviço via Internet, que segue ativo até hoje. Os programas em português para a África foram emitidos em ondas curtas até 25 de outubro de 2014, mas eles continuam sendo produzidos e transmitidos via Internet e por emissoras locais.

Entre 1963 e 2004, a Deutsche Welle encaminhou fitas de rolo e posteriormente CDs com programas para retransmissão por emissoras locais no Brasil. Aqui está uma amostra desses programas.

Concertos Raros

Música de Interlúdio

Todos os direitos referentes aos programas pertencem às emissoras que os produziram.

O DX Clube do Brasil não se responsabiliza pelos conteúdos e opiniões contidos nos programas, que são de inteira responsabilidade das emissoras que os produziram.