Rádio Nederland

A história da radiodifusão internacional nos Países Baixos começou em 1927. Naquele ano, começaram as transmissões da estação PCJJ (posteriormente PCJ), destinadas às antigas Índias Orientais Holandesas (hoje, República da Indonésia). A Holanda começava uma trajetória que a tornaria um dos países mais tradicionais na radiodifusão em ondas curtas.

A Rádio Nederland iniciou suas transmissões logo após o final da Segunda Guerra Mundial, em 1947. Seu programa mais conhecido, a Estação da Alegria (Happy Station Show, em inglês), foi ao ar pela primeira vez ainda pela estação PCJ em 1928 e ficou no ar até 1995, sendo interrompido apenas na Segunda Guerra. O programa teve também uma edição em espanhol, La Estación de la Alegría. Em 2009, Happy Station Show voltou a ser transmitido, sob licença da Rádio Nederland, pela WRMI, dos Estados Unidos.

O sinal de intervalo característico da Rádio Nederland foi a música tradicional holandesa do Século XVII Merck toch hoe sterck. Houve duas versões, em dois carrilhões diferentes; a troca se deu para marcar o quadragésimo aniversário da emissora internacional holandesa. Abaixo, as gravações das duas versões do carrilhão:

Versão original (até 1987)

Segunda versão (1987 até o final – contribuição de Bart van Riel)

A Rádio Nederland também ficou conhecida pelos seus programas DX em vários idiomas: em inglês, DX Jukebox e Media Network; em espanhol, Espacio DX-ista e Radio Enlace; e, em português, Rádio Atividade, Onda Curtição e O Mundo das Comunicações.

As transmissões em português começaram em 1974, com um noticiário de dez minutos anexo ao programa em espanhol. Antes disso, porém, o Serviço de Transcrições da Rádio Nederland já produzia programas em português, que eram enviados às emissoras brasileiras para retransmissão.

A Rádio Nederland transmitiu em português via ondas curtas até o dia 24 de setembro de 1994. Claudir Ghiggi e Rogério Kruger preservaram no YouTube a última semana de transmissões da Rádio Nederland para o Brasil. Confira abaixo a abertura da última emissão:

Após o término das transmissões em ondas curtas, a seção de português da Rádio Nederland continuou produzindo programas para retransmissão por emissoras brasileiras, incluindo programas semanais e séries especiais, até o seu fechamento, em 2012.

Os programas abaixo foram produzidos pela Rádio Nederland para retransmissão por emissoras brasileiras e recuperados de suas gravações originais:

Concerto Semanal

Europa Mix

Europarada

Informativo da Holanda

Música Ligeira dos Países Baixos

Revista da Holanda

 

Séries especiais:

A Gloriosa História do Futebol

Caminhos para a Energia Limpa no Brasil

Eckhout, Pintor do Brasil

Especial Pantanal

Festival da Holanda 1969

Holandeses no Brasil

O Barroco na Holanda

O Lado Negro do Paraíso

Órgãos do Século XVIII das Igrejas da Holanda

Paulo Freire, o Andarilho da Utopia

Raízes Musicais Brasileiras

Vozes das Mulheres do Brasil

Vozes Indígenas no Brasil

Vozes Negras no Brasil

 

Radioteatro:

Dom Armindo, o Pinguim

O Diário de Joãozinho Boto

Os Fantasmas

Os Segredos do Corpo Humano

Radioteatro da Holanda

Severino, Caminhão… e Conversa

Valente, um Elétron Muito Quente

Todos os direitos referentes aos programas pertencem às emissoras que os produziram.

O DX Clube do Brasil não se responsabiliza pelos conteúdos e opiniões contidos nos programas, que são de inteira responsabilidade das emissoras que os produziram.