Notícias

Boletim das Ondas Curtas deixa de ser veiculado

BRASIL – No dia 2 de fevereiro de 2024, foi ao ar, pela última vez, o Boletim das Ondas Curtas, produzido e gravado há 23 anos, por Célio Romais, em nome do DX Clube do Brasil. A decisão de terminar foi que, nos últimos tempos, o boletim já não tinha mais audiência. Há cerca de dois anos, a Rádio Aparecida decidiu acabar com suas emissões em ondas curtas. Era a emissora onde havia uma certa audiência. Após ter colaborado com emissoras, como a Rádio Portugal, Voz da Rússia, Transmundial e outras, o boletim ficará na lembrança da História das Ondas…

Voz da Turquia está transmitindo em português em ondas curtas

TURQUIA – Faz alguns dias que, entre 0100 e 0200, no Tempo Universal, ou seja, entre 22h e 23h, no Horário de Brasília, a Voz da Turquia está sendo escutada, em ondas curtas, em 7.280 kHz, em português. Em 18 de fevereiro de 2024, foi escutada, em Porto Alegre (RS), com a seguinte programação: Uma mulher, com sotaque de Portugal, iniciou a emissão, dando as várias opções de se ouvir a Voz da Turquia, especialmente pelo satélite. Em certo momento, ela diz: “Também poderão ouvir a emissão, em onda curta, na região da América do Sul, aos 41 metros, na…
+

Boletins Encontro DX

Não encontramos nenhum post :-(

+

Artigos DX

Voz da Turquia está transmitindo em português em ondas curtas

TURQUIA – Faz alguns dias que, entre 0100 e 0200, no Tempo Universal, ou seja, entre 22h e 23h, no Horário de Brasília, a Voz da Turquia está sendo escutada, em ondas curtas, em 7.280 kHz, em português. Em 18 de fevereiro de 2024, foi escutada, em Porto Alegre (RS), com a seguinte programação: Uma…

+

Áudios

Itens mais recentes do acervo

Ministério das Relações Exteriores da Alemanha Ocidental

Na década de 1960, o Ministério das Relações Exteriores da antiga Alemanha Ocidental (em alemão, Auswärtiges Amt) enviava às rádios brasileiras fitas com programas culturais sobre a Alemanha em português, para retransmissão local. Apresentamos abaixo exemplos desses programas, recuperados das fitas de rolo originais. Contribuição da Rádio Universitária de Goiânia.…

Rádio Bulgária

A primeira transmissão da Bulgária em ondas curtas ocorreu em 1935, mas tratava-se apenas de retransmissões do serviço nacional em ondas médias. O serviço internacional surgiu em 1936, com um noticiário em esperanto. Outros idiomas foram sendo adicionados nos anos seguintes. Após a Segunda Guerra Mundial, novos transmissores foram sendo…

Música Ligeira Sul-Africana

Programa em português do Serviço de Transcrições da antiga Rádio RSA (hoje Canal África). Programa 13 (data estimada: 1972) Todos os direitos referentes aos programas pertencem às emissoras que os produziram. O DX Clube do Brasil não se responsabiliza pelos conteúdos e opiniões contidos nos programas, que são de inteira…
Ver Mais

Programas dexistas mais recentes

Produções do DXCB

Ao longo destes anos, o DX Clube do Brasil vem produzindo programas sobre dexismo de ótima qualidade em diversas emissoras de ondas curtas. Também colaboramos na produção de outros programas, com espaços que falam sobre a história do rádio, dâo informações técnicas e atualizam os dexistas sobre os últimos acontecimentos…

Radio Enlace

Radio Enlace foi o programa DX da seção de língua espanhola da Rádio Nederland. Produzido e apresentado por Alfonso Montealegre e Jaime Báguena, substituiu o antigo programa Espacio DX-ista.   40 Años de Radio Nederland Série especial sobre a história das transmissões em ondas curtas na Holanda, apresentada pelo programa…

Rádio DX

Programa DX produzido por três anos pela equipe do DX Clube do Brasil (Célio Romais, Marcelo Vieira, Ulysses Galetti e Danilo Nonato) e apresentado pela CVC – a Sua Voz, emissora com estúdios em Miami e transmissores de ondas curtas no Chile. A rádio produz atualmente programas em espanhol, transmitidos…
Ver Mais

Atividade DX

Curso de propagação

Curso de propagação em ondas curtas – Introdução

Curso de Propagação em Ondas Curtas
Temos o prazer de trazer até vocês as lições do curso básico de propagação em ondas curtas preparadas pela Radio Nederland. Originalmente este curso foi compilado por Jim Vastenhoud, em 13 lições, no ano de 1974. Para quem é o curso de propagação em ondas curtas? Este curso é destinado a todos os que, como nós, são aficcionados pelo rádio em ondas curtas, e desejam descobrir todos os seus segredos dos mecanismos que fazem o seu maravilhoso sinal chegar até nós. Trata-se de um material de grande valor técnico e também histórico. Na época de sua produção, as lições eram…
+