Cape Town Radio/ZSC (Um resumo da história)

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someonePrint this page

A Cape Town Radio foi fundada em 1910 em um antigo farol em Kommetjie na costa ocidental da Península do Cabo.

O primeiro prefixo utilizado foi VNC e a emissora operava na freqüência de 400 kHz utilizando transmissores Spark. Os operadores tinham que trabalhar com as janelas da emissoras abertas para os elementos natureza, verão e inverno, para liberar o odor de enxofre gerado por todo o aparato. Em 1928 o prefixo ZSC foi definido e está em uso até os dias de hoje.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Cape Town Radio representou um importante papel interceptando mensagens de socorro de navios aliados sob ataque de submarinos das forças do Eixo ou sob bombardeio por parte de navios alemães. Em uma ocasião a estação monitorou oito mensagens de socorro em dez minutos.

Próximo ao meio da guerra, a emissora foi movida para a Wireless Road, Kommetjie, onde dividiu as instalações com a Royal Navy. Em setembro de 1965 nosso endereço mudou para Koeberg Road, Milnerton, desocupando assim a propriedade da South African Broadcasting Corp.

Em março de 1997 nós nos mudamos para nossas novas instalações na Bosmansdam Road, Milnerton. Próximo a nós, fica o prédio em que Marconi fundou a Wireless and Telegraph Company em 1919.

Cape Town Radio estabeleceu-se no mapa marítimo mundial a partir de junho de 1967 quando o Canal de Suez foi fechado pelo conflito Àrabe/Israeli. A emissora representou um papel vital no controle de tráfego de comunicações para as dezenas de milhares de navios que foram desviados para a rota do Cabo. O congestionamento foi crônico nos momentos em que mais de 27 barcos aguardavam para que fossem atendidos. (QRY)

O congestionamento era ruim da mesma maneira para os portos. Freqüentemente haviam mais de 100 navios ancorados em Table Bay na busca de reservas de carvão, armazéns e água. A reputação ganha pela Cape Town Radio durante os oito anos em que Suez esteve fechado foi mantida. É prática comum entre os navios que passam através do Canal de Suez manter comunicação com a Europa via Cape Town Radio.

Klipheuvel (50 km ao norte de Milnerton), foi por muito tempo o local preferido para instalação de rádio transmissores. Em um terreno relativamente alto e livre de montanhas, e longe o suficiente do centro de operações de Milnerton para prevenir interferências dos sinais transmitidos na recepção em Milnerton. Marconi ergueu torres de transmissão a 245 metros de altura em Klipheuwel em 1923.

Essa foi uma parte de um plano de estabelecer links em ondas longas entre Londres e o Império Britânico. Estes mastros elevadíssimos nunca foram usados, porque em 1924 Marconi introduziu a transmissão em ondas curtas, que custava 1/20 do sistema de ondas longas, usando apenas 1/50 da potência triplicando a capacidade de transmissão.

Nossos técnicos também mantinham transmissores em torno da costa Sul-Africana de Alexander Bay a Kosy Bay. Foi uma longa caminhada desde aquelas salas carregadas com cheiro de enxofre com transmissores Spark.

Em 31 de março de 2000 a Wireless Telegraphy Service fechou. Hoje as emissoras pertencentes a Telkom Durban Radio, Port Elizabeth Radio e Cape Town Radio estão todas ligadas através do “Maritel Control and Message Handling Billing System”. O rádio operadores trabalham com computadores, e podem selecionar qualquer freqüência marítima em poucos segundos para comunicação com navios oferecendo uma ampla gama de serviços.

A Cape Town Radio confirma com cartão QSL os informes de recepção corretos. Seu endereço é o seguinte: Cape Town Radio, Private Bag X01, Milnerton 7435, África do Sul.

O artigo a seguir foi extraído de um folheto enviado pela própria emissora.

Deixe uma resposta