Dicas para confirmação de navios mercantes

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someonePrint this page

Uma das primeiras coisas a se ter em mente antes de entrar no mundo das confirmações de navios mercantes é o fato de que são notoriamente difíceis de se manter contato. Há uma complexa cadeia organizacional envolvendo os donos das embarcações, agentes, e funcionários. A organização pode ser ainda mais complicada se o controle da embarcação for cedido a uma empresa terceirizada (prática cada vez mais comum). Esta prática é bastante comum em áreas específicas, como o serviço de bordo e rádio comunicação. Ainda que existam dificuldades, a obtenção deste tipo de confirmação desperta o interesse de vários Dexistas.

Prepare-se para investir em várias fontes de referência. Infelizmente boas fontes de informação sobre o assunto são bastante caras. Alguns exemplos são: Lloyd’s Shipping Register, listas de indicativos da ITU, etc. Uma alternativa a este tipo de situação é perguntar a outras pessoas em listas de discussão na Internet. Ainda que seja uma fonte antiga, a melhor opção para a identificação e endereços de navios mercantes norte americanos é o livro “Utility QSL Address Guide” de Symington e Henault (1987-88). Ele também possui listas de navios de companias governamentais de vários países que possuem poucas empresas privadas prestando esse tipo de serviço. Com um pouco de sorte estes livros podem ser encontrados em lojas especializadas em equipamentos para Dexistas e rádio amadores.

A escuta de listas de tráfego pode trazer indícios quanto ao proprietário da embarcação bem como no caso de phone patches. Se você souber a rota do navio, será possível enviar uma carta para a empresa dona do mesmo ou para o operador da rota. Caso você faça a escuta de listas de tráfego em modo sitor, será ainda mais fácil obter o nome do operador da rota ou endereço a partir do cabeçalho das mensagens.

No caso de navios alemães existe o livro “Schiffsliste, Verzeichnis der Deutschen Reederein und Ihrer Seeschiffe,” publicado anualmente por Eckard & Messtorff, Roedingsmarkt 16, Hamburg D-20459, Telefone: 0 40 37 13 34. Ele possui informações sobre todos os navios de empresas alemãs (não apenas os de bandeira alemã), incluindo indicativos, listas das empresas e endereços.

Ao enviar um informe é interessante perguntar se o operador de rádio possui algum tipo de lista com indicativos ou mesmo endereços de empresas que utilizam os serviços da sua empresa. A revista Pacific Maritime, que é publicada mensalmente em Seattle, é considerada uma boa fonte de informações. A assinatura desta revista tem um custo muito mais alto para pessoa física em comparação com a oferecida para indústrias navais. Se você tiver acesso à Usenet, você pode buscar mensagens seguindo tópicos como MISC.TRANSPORT.MARINE e ALT.GREAT-LAKES para buscar informações interessantes que vez ou outra aparecem ou mesmo para fazer perguntas.

A obtenção deste tipo de confirmação realmente não é fácil. Entretanto, não custa nada tentar, certo?

Artigo publicado no boletim de Maio de 1995 do Worldwide UTE News.

Por Martin C. Barry

Deixe uma resposta