Equipamentos auxiliares do rádio

Share on Facebook17Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someonePrint this page

equipamentos auxiiares do rádioAlguns equipamentos podem ajudar muito para que a atividade do dexista tenha um melhor rendimento, neste artigo vamos comentar sobre estes equipamentos que complementam o rádio.
Algumas pessoas se queixam do baixo rendimento de seus rádios e muitas das vezes estes colegas estão com bons receptores. O que estará acontecendo?
Podemos fazer uma comparação do montanhista com o dexista, embora sejam duas atividades muito diferentes. Se o montanhista for escalar uma montanha sem roupas e calçados adequados, cordas, mapas da região, suprimentos alimentares, kit de primeiros socorros e enfim toda aquela parafernália que eles usam, seu hobby pode não ir muito longe! No nosso hobby é a mesma coisa. Para conseguir um bom rendimento, são necessários alguns equipamentos que possam complementar o nosso rádio. Principalmente nós brasileiros que trabalhamos com receptores não profissionais ou de ótimo rendimento. Vamos destacar alguns equipamentos complementares que sem dúvida poderão lhe ser útieis!

Chave de antenas

Se você tem mais de uma ou duas antenas, uma chave comutando as suas antenas será valiosa para comparar qual antena rende mais sinais, além da comodidade de um simples toque. Uma boa opção é você mesmo construir a chave, pois nem sempre ela é encontrada. A minha chave foi construída em uma caixa de baquelita de um velho multímetro. Esta chave comuta os dois lados da antena, ou seja o vivo do cabo coaxial e a malha.
As chaves de antenas que existem no mercado comutam apenas a parte central do cabo; a parte da malha do coaxial das outras antenas são todas interligadas, ou seja, quando você comuta uma antena dipolo com 40 metros para cada lado para uma antena de FM, 40 metros de fio do dipolo estão juntos com um lado da antena de FM. O ideal é que o comutador de antenas ao mudar as antenas, não deixe nenhuma ligação entre elas o que não ocorre com estas chaves de antenas que existem no mercado!

Fones de ouvido

Lá em Ilha Comprida durante nossa DX Camp, observando alguns fones de ouvidos, percebi que alguns eram de impedância de 32 Ohms. O que certamente pode ter acontecido é o fato de seus proprietários, ao comprá-los, não observarem que a maioria dos receptores usam saída de 8 ohms. O que acontece é o som ficar mais baixo que o normal, mais agudo e estridente quando o fone não tem a impedância da saída do rádio. Portanto fique atento ao usar fones de ouvido.

Fonte de alimentação, ou eliminador de pilhas

Tem lojas e sacoleiros do Paraguai vendendo fontes de 6 volts com 9 volts. Algumas fontes de 12 volts chegam a ter 21, 24 volts ou seja o dobro da tensão. O pior é que os lojistas comentam com a maior cara de pau que quando você coloca carga nelas (quando liga um rádio por exemplo) ela cai para 12 volt e a de 9 volts cai para 6. É bom esclarecer que se você ligar uma fonte de 21 volts em um rádio de 12 volts de entrada de tensão ele vai logo pro CTI de alguma oficina de consertos. Fonte de alimentação boa com carga ou sem carga fica em uma só tensão!

Sintonizador de antenas

A maioria de nossas antenas muitas das vezes tem comprimentos que não condizem com as frequências que usamos. Um sintonizador pode casar sua antena com o rádio. Uma ótima opção é um sintonizador indutivo que o nosso amigo Turelli criou que consta de uma bobina com várias espiras com derivações onde você vai mudando a posição e acionando um núcleo de ferrite que faz o sinal mudar de intensidade melhorando muito a recepção.
Nos testes que nosso amigo Sérgio D. Partamian demonstrou para nós, sintonizador de antenas com aquele monte de capacitores variáveis e bobinas da espessura de uma linguiça da sadia já era. Prometo que assim que o “chico” autorizar vamos publicar este excelente sintonizador de antenas.

Cabos e plugs

Para interligar seu rádio ao gravador ou a um alto-falante externo, cabos apropriados ajudam bastante. Evite cabos longos, pois eles podem alterar a qualidade da interligação. Veja todos os tipos de conexões que podem ser possíveis de serem usadas e providencie os pinos, plugs, conectores, garra jacaré, para facilitar as interligações do seu rádio com outros equipamentos.

Gravador

Se você não usa um gravador interligado ao rádio, as suas chances de perder informações importantes serão enormes. Pode ser que quando a estação vai se identificar ela chegue naquele momento com um sinal baixíssimo e você não entendendo a informação ficara em dúvida.
“Esta é a rádio bizzzztizztr, troc, frixxx transmitindo desde Rio do Tizzzzpuf.”
Se você estivesse com o gravador ligado quem sabe voltando a fita várias vezes entenderia a identificação acima! Muitas pessoas vão escutando a emissora e anotando a programação, mas convenhamos que com o gravador ligado sua escuta será integral e ela poderá ser guardada no seu arquivo sonoro.

Antena portátil

Você já imaginou que quando for viajar para uma região qualquer longe de sua casa como seria bom ter uma antena portátil para melhorar a recepção? Uma antena de ferrite como a RGP3, cabe em qualquer sacola. Um dipolo ou uma antena de fio qualquer com pelo menos 10 metros pode ser facilmente instalada, principalmente se for em um sítio na zona rural ou em casas no interior. Se você for criativo, encontrará um lugar para instalar sua antena. Lembre-se que uma antena, por mais ruim que seja, é melhor do que nenhuma!
Certamente outros equipamentos que não citei aqui também poderão estar na sua lista É claro que quanto mais recursos para melhorar a recepção, o conforto e facilitar a sua vida no seu hobby melhor será.

Iniciou seu gosto pelo rádio em 1957 quando a TV engatinhava no Brasil. Em 1992 conheceu o DXCB e desde então está no grupo interagindo com os amantes do rádio! No boletim Atividade DX, faz a coluna “Matutando!”, sempre com uma pitada de bom humor. Além disso, pesquisa e monta artesanalmente antenas para ondas médias de alto ganho!

2 comentários em “Equipamentos auxiliares do rádio”

  1. joaodamasceno disse:

    Infelizmente, sobre esses sintonizadores de antenas, enquanto custar mais que todos os rádios que adquiro, não comprarei um tão cedo.

  2. João disse:

    Boa tarde. Sobre o Sintonizador de Antenas, vocês não o comercializam? Como adquirir?

Deixe uma resposta