Edição nº 325

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someonePrint this page

Edição nº 325No Atividade DX de número 325, cuja capa dá boas vindas a 2014, começamos pelo artigo do professor e dexista Sérgio Partamian sobre jamming soviético. Ele nos conta a trajetória dessa técnica de interferência usada constantemente pelo governo da antiga URSS de 1948 a 1988.

Ainda no boletim, a retrospectiva do ano de 2013 nas ondas curtas sob o olhar de Célio Romais, dexista sempre antenado no que acontece no mundo do rádio a frente da coluna Panorama DX. Ele fala sobre algumas perdas do ano que passou, como o fim da Voz da Croácia, da Voz da Rússia e o falecimento do nosso grande amigo dexista Adalberto Marques de Azevedo. Mas também fala de coisas boas, como o aniversário de algumas grandes emissoras e os concursos que o DXCB promoveu em 2013, congregando ainda mais os radioescutas e dexistas em todo o Brasil. 

A coluna de dexismo utilitário, comandada por Alexis Pontes Maldonado, dá informações sobre a Playa Ancha Radio, também conhecida pelo indicativo CBV, uma das estações costeiras de mais fácil captação no Brasil.

Temos também dois artigos técnicos muito interessantes. O primeiro deles discute sobre o tamanho das antenas e pergunta: quanto maior, melhor? Você verá que a resposta nem sempre é sim… O segundo artigo fala sobre uma das unidades de medida de som mais conhecidas e sobre a qual poucas pessoas conhecem detalhes: o decibel. Afinal, o que é o decibel? 

Na sua coluna Ham DX, nosso amigo Alfredo Meurer começa a responder a alguns questionamentos que ele recebeu por email ultimamente. Com isso, joga mais luz sobre o assunto das escutas radioamadorísticas. 

Temos ainda nossas colunas tradicionais de logs em ondas curtas, FM e a coluna QSL, com as últimas conquistas de nossos amigos dexistas.

Como sempre, um boletim imperdível e impecável!


Ainda não conhece nosso boletim????

 

Saiba como tornar-se sócio do clube clicando aqui

Clique na imagem abaixo e folheie a edição 310 do boletim!

 

Edição 310

 

Deixe uma resposta