Edições 322/323

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someonePrint this page

Edição nº 322O boletim 322 comemora os 32 anos do DXCB com uma material muito rico. Começamos com um inspiradíssimo Alfredo Meurer e sua coluna Ham DX. Na coluna deste mês o Alfredo fala com muita propriedade sobre os países DXCC e dá muitas dicas para quem quer faturar confirmações dos mais de 300 países. Vocês sabiam que há um rochedo no Pacífico Central chamado Kingman Reef considerado um dos rádio países de mais difícil confirmação? Além disso, Alfredo ainda comenta como ouvir os estados brasileiros mais difíceis para conseguir um QSL. 

Ainda, no boletim, um interessante artigo sobre experiências com propagação troposférica em FM no nordeste do Brasil, de autoria do radioamador George Sampaio Martins. 

Fechando o boletim muito bem, Sérgio Partamian expõe o ponto de vista dos dexistas sobre as emissoras ilegais. Nesta primeira discussão, parte da coluna “Outras Histórias”, o Sérgio mostra a nossa neutralidade frente às emissões clandestinas e as razões pelas quais geralmente não nos envolvemos em campanhas de denúncias contra rádios ilegais.

Edição nº 323Já o boletim 323 traz as últimas novidades sobre o decreto do governo que regulamenta a migração das emissoras de ondas médias para a faixa de FM. Reproduzimos os principais artigos sobre o assunto e expomos também nosso ponto de vista dexista através do olhar (ou melhor, ouvido) crítico e atento do colega Wilson Rodrigues. Na coluna “Matutando” o Wilson esmiúça o que deve mudar com a migração, quais as consequências para as emissoras, para a economia do país e, é claro, para o shack do dexista. 

Em artigo especial, Ulysses Galletti mostra como foi sua participação do Concurso DXCB OT 2013. Nós ficamos sabendo detalhes de como um dexista dedicado se prepara para um concurso e os bons resultados que ele obtém.

A coluna Utilitárias apresenta um excelente artigo sobre uma emissão que há mais de 30 anos vem intrigando os ouvidos dexistas em todo o mundo? Você já ouviu falar do “The Buzzer” ou UVB-76, ou ainda MDZhB? Trata-se de uma reminiscência da Guerra Fria que até hoje ninguém sabe exatamente a que propósito serve, mas que emite um intrigante sinal em 4625 kHz, muito provavelmente proveniente da Rússia. Alexis Maldonado explica em detalhes essa história pra lá de exótica!

Fechando o boletim, temos a participação de Adriano Augusto Dias com um pequeno-grande artigo que nos dá uma injeção de ânimo para fazer boas escutas com o equipamento que temos.

Como sempre, nas duas edições, temos as tradicionais colunas de loggings em ondas curtas, ondas médias, ondas tropicais (esta com destaque para os loggings de nosso último concurso), FM e o Panorama DX, sempre com as últimas novidades do mundo das ondas curtas. E, como diferencial, as capas estão cada vez mais maravilhosas!

Ainda não conhece nosso boletim????

 

Saiba como tornar-se sócio do clube clicando aqui

Clique na imagem abaixo e folheie a edição 310 do boletim!

 

Edição 310

 

Deixe uma resposta