Mundo Rural

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someonePrint this page

Programa do Serviço Brasileiro da BBC em ondas curtas com as últimas notícias, novidades e avanços da agropecuária mundial, com destaque para o mercado internacional de produtos agrícolas exportados pelo Brasil.

1986

Programa 39 – Situação do café, açúcar, cacau, grãos e oleaginosas no mercado internacional. Disputas comerciais entre os Estados Unidos e a Europa no mercado de oleaginosas. Importações britânicas de café. Diferenças entre o café robusta e arábica.

Programa 46 – O acordo da Organização Internacional do Cacau. Consumo de café cai pela metade nos Estados Unidos. Argentina protesta conta subsídios norte-americanos sobre a exportação de cereais.

Programa 47 – Em Zâmbia, a harmonização da criação de animais com a plantação de arroz. O controle de pragas do arroz na Indonésia. O cruzamento de espécies de feijão e o feijão topless. O controle de pragas do mamão para a produção de papaína no Brasil.

Programa 48 – Tendências dos mercados internacionais de café e cacau. O êxodo rural no Brasil. Os subsídios à agricultura dos Estados Unidos e da Europa. Combate natural da ferrugem da soja em Taiwan. Formas de retardar o amadurecimento da manga para exportação. Manifesto pela melhoria das condições dos trabalhadores rurais.

Programa 49 – O uso de insumos agrícolas para aumentar a produção agrícola africana. Novo sistema de rotação de cultivos em zonas áridas na Síria. Novo produto de combate a lesmas em forma de iscas. Criação de cabras para produção de lã de casemira na Escócia. Corretora londrina prevê queda do preço mundial de açúcar.

Programa 50 – Jovens agricultores britânicos arrecadam fundos para enviar arados para a África. Técnicas de combate aos vermes, sarna e caracóis na Indonésia. O novo acordo internacional do cacau, suas perspectivas e previsões de safra.

Programa 52 – Projetos do Centro Internacional de Agricultura Tropical na Colômbia. Aumento da produção de mandioca para ração animal. Obtenção de sementes de arroz por engenharia genética. O controle biológico de controle de pragas da mandioca. A redução da safra norte-americana e o aumento do preço do amendoim.

Programa 53 – A disputa entre os Estados Unidos e a Comunidade Europeia pelo mercado de trigo da União Soviética. Queda a população rural dos Estados Unidos. Exportadores brasileiros de açúcar e as sanções norte-americanas à África do Sul.

Programa 58 – Reunião da Organização Internacional do Café. Os preços do mercado internacional e o retorno do sistema de quotas de exportação de café.

1987

Programa 59 – A proibição do uso de sucedâneos da manteiga de cacau na fabricação de chocolate no Brasil. O processo de absorção de nitrogênio pela colza (canola) e a aplicação errada de fertilizantes pelos agricultores.

Programa 60 – A produção do salame e estudos para aumentar a produtividade. Apresentada proposta de reintrodução das quotas de exportação de café produto devido aos baixos preços no mercado internacional.

Programa 64 – A recuperação da produção de bananas em Belize. Concluídas negociações para o novo Acordo Internacional do Cacau.

Programa 65 – Pesquisas sobre o feijão pelo CIAT – Centro Internacional de Agricultura Tropical, na Colômbia. A queda dos preços internacionais do café. Pesquisa nas Ilhas Maurício conclui que a irrigação por gotejamento aumenta a produção de cana de açúcar.

Programa 66 – Uso da engenharia genética para aumentar a eficiência da produção de leite. A influência da entrada em vigor do novo Acordo Internacional do Cacau sobre os preços do produto.

Programa 67 – Novo acordo de mecanismos de controle dos preços da borracha. Os problemas básicos dos pequenos agricultores do nordeste brasileiro e suas possíveis soluções.

Programa 68 – Como fazer a coberta morta (cobertura de material vegetal sobre a terra) para fortalecer terras esgotadas. Os efeitos do estoque regulador sobre o mercado mundial de cacau.

Programa 69 – Desenvolvidas no México minivacas de laboratório, com um metro de altura.

Programa 70 – Espécies vegetais de cores diferentes de origem natural passaram a ser oferecidos para consumo nos Estados Unidos como produtos exóticos.

Programa 72 – Os excedentes na produção de alimentos nos países ricos enquanto boa parte da população mundial passa fome. Governo americano apresenta proposta de eliminação dos subsídios agrícolas, rejeitada pela Comunidade Econômica Europeia.

Programa 73 – O programa de reforma agrária das Filipinas.

Programa 75 – Reunião dos países produtores de cacau em Londres e os preços internacionais do produto.

Programa 76 – Más perspectivas de produção de cereais da Argentina. Os problemas do acordo internacional do açúcar.

Programa 77 – Safra de grãos da União Soviética não superará o recorde de produção. A produção agrícola na Amazônia e o desenvolvimento do cultivo do palmito pupunha.

Programa 78 – Deputados europeus propõem a destruição de parte do excesso da produção agrícola.. Conselho Internacional do Trigo diminui a previsão da safra do produto devido a problemas climáticos.

Programa 79 – Propostas de reforma do comércio mundial de produtos agrícolas, para tentar solucionar a questão dos subsídios. Indonésia anuncia redução da safra de café. Na Grã-Bretanha, as pessoas voltam sua atenção para produtos mais saudáveis.

Programa 80 – O novo Acordo Internacional do Café.

Programa 81 – Pesquisa nos Estados Unidos comprova a relação entre os ciclos lunares e a ocorrência de enchentes na Terra. Problemas enfrentados pela FAO devido à suspensão das contribuições dos Estados Unidos.

1988

Programa 83 – Conferência sobre a resistência a herbicidas na lavoura. Dificuldades no abastecimento de alimentos devido aos baixos estoques mundiais de grãos. A produção agrícola e a reforma agrária do Brasil.

Programa 85 – O desenvolvimento da agricultura orgânica na Grã-Bretanha, ainda desconhecida por muita gente e alvo de preconceitos.

Programa 86 – Comparação entre a reforma agrária no Brasil e nas Filipinas. O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola completa dez anos.

Programa 87 – Recorde de produção de cacau causa baixa nos preços do produto. Seca no Nordeste brasileiro causa queda da produção de cana-de-açúcar.

Programa 88 – Falta de acordo sobre fim dos subsídios impede tentativas de reforma do comércio agrícola mundial. Os baixos preços internacionais do cacau e a ineficiência do Acordo Internacional do Cacau sobre os preços.

Programa 89 – A reforma agrária brasileira.

Programa 90 – Bolsa de Londres começa a cotar o café conillon. Comunidade Econômica Europeia anuncia o término da taxa de importação do café conillon brasileiro.

Programa 91 – A busca de soluções para os excedentes agrícolas dos países ricos e a fome nos países pobres. Biotecnologia pode aumentar ainda mais a produção agrícola dos países ricos.

Programa 94 – Pequeno agricultor da Grã-Bretanha está muito atrasado no uso da tecnologia, o que reduz a sua quantidade de produção. A votação da reforma agrária na Assembleia Nacional Constituinte brasileira.

Programa 101 – A reforma agrária e a Assembleia Nacional Constituinte do Brasil.

Programa 102 – Seca nos Estados Unidos reduz a produção agrícola do país em 30%. Sacos plásticos aumentam a durabilidade da mandioca durante o armazenamento. Nova máquina de aplicação de fertilizante líquido às sementes.

Programa 106 – O excesso de produção mundial de cacau com relação ao seu consumo. As vantagens da biotecnologia na agricultura. Nova forma de uso de vírus para adicionar genes a sementes para plantio. A biotecnologia no Brasil.

Programa 107 – As reuniões de negociação do novo Acordo Internacional do Café.

1989

Programa 108 – O desenvolvimento tecnológico da agricultura no Primeiro Mundo e a fome nos países subdesenvolvidos.

Todos os direitos referentes aos programas pertencem às emissoras que os produziram.

O DX Clube do Brasil não se responsabiliza pelos conteúdos e opiniões contidos nos programas, que são de inteira responsabilidade das emissoras que os produziram.

Deixe uma resposta