Rádio Bulgária

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someonePrint this page

A primeira transmissão da Bulgária em ondas curtas ocorreu em 1935, mas tratava-se apenas de retransmissões do serviço nacional em ondas médias. O serviço internacional surgiu em 1936, com um noticiário em esperanto. Outros idiomas foram sendo adicionados nos anos seguintes. Após a Segunda Guerra Mundial, novos transmissores foram sendo adquiridos e a então denominada Rádio Sófia tornou-se uma das mais importantes emissoras internacionais da Europa oriental.

Foi após o fim do Pacto de Varsóvia que a Rádio Sófia adotou a denominação Rádio Bulgária. Ela transmitiu em ondas curtas até 2012. Hoje, produz programas diários em 11 idiomas, que são disponíveis via Internet.

A Rádio Sófia transmitiu em português para o Brasil. Durante as comemorações do 70º aniversário da Ópera Nacional de Sófia, em 1960, a emissora internacional búlgara enviou programas especiais para retransmissão pelas rádios brasileiras. Apresentamos abaixo uma coleção desses programas. Contribuição da Rádio Universitária de Goiânia, digitalizada por Sérgio Dória Partamian.

Programa 1

Programa 2

Programa 3

Programa 4

Programa 5

Todos os direitos referentes aos programas pertencem às emissoras que os produziram.

O DX Clube do Brasil não se responsabiliza pelos conteúdos e opiniões contidos nos programas, que são de inteira responsabilidade das emissoras que os produziram.

Deixe uma resposta