2015 nas ondas curtas

– 2015 foi um ano marcado por muitas decepções nas ondas curtas. Uma delas foi o sumiço de duas potentes emissoras comerciais brasileiras. Estamos falando da Itatiaia, de Belo Horizonte (MG), e a Bandeirantes, de São Paulo (SP). Não se sabe ao certo o que ocorreu com as duas emissoras, mas tais estações fazem muita falta para os radioescutas brasileiros.

– Recordamos que de acordo com José Moacir Portera de Melo, a Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), imprimiu um cartão QSL de confirmação para enviar aos seus ouvintes. A emissora tem tido boa sintonia em 11815 kHz.

– A Voz da Turquia pode ser captada, emitindo em espanhol, entre 0200 e 0300, no TU, em 9410 e 9650 kHz.

– A KBS World Radio, da Coréia do Sul, pode ser monitorada entre 0100 e 0200, no TU, em 9605 kHz. Não deixe de prestigiar tanto a Voz da Turquia quanto a KBS da Coréia do Sul!

– Conforme Alex Costa, de São Paulo (SP), a emissão em espanhol da Rádio Romênia Internacional que vai ao ar às 0000, no TU, em 9730 kHz, vem sofrendo fortes interferências da Rádio RB2, de Curitiba (PR), que emite no canal 9725 kHz.

– Temos acompanhado a Rádio Philipinas em 15190 kHz, sempre por volta de 1830, no TU. O interessante é que o idioma filipino possui umas palavras parecidas com o espanhol.

 

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.