Adeus a grandes emissoras em ondas curtas

Rádio NederlandO fim deste período radial marcará também o fim da emissão de algumas das emissoras de rádio mais tradicionais das ondas curtas.

Uma das maiores perdas será a da Rádio Nederland, que emite seu último programa no dia 29 de junho de 2012. A verba destinada à manutenção dos serviços radiais da emissora foi cortada em cerca de 70%, fazendo com que a organização decidisse por mudar radicalmente sua estrutura e os seus objetivos. Através do site da emissora e pelos programas de rádio, é informado que a organização praticamente passará a ser algo bem diferente de uma rádio, passando a ser mais uma organização jornalística de distribuição de conteúdo.

A maioria dos programas desaparecerão, como é o de Cartas@RN, o canal de contato da rádio com os ouvintes do serviço em espanhol. Assim, durante as últimas semanas de emissão, diversos programas estão se despedindo dos ouvintes. 
O programa Cartas@RN terá sua última transmissão no domingo, dia 24, no ano que marca seu aniversário de 65 anos. De acordo com o dexista Glenn Hauser, a emissão ocorrerá nos seguintes horários e frequências:
 

1100-1127 UTC em 9895 e 6165 kHz (via Bonaire)

1130-1157 UTC em 6165 kHz (via Bonaire)

1200-1227 UTC em 9715 e 6165 kHz (via Bonaire)

No próximo 29 de junho haverá uma emissão especial onde o foco será a trajetória do Departamento Latinoamericano da Radio Nederland. 

A Rádio Canadá Internacional também terá sua programação reduzida ao mínimo. Por decisão parlamentar e da direção da rádio pública, deverão cessar todos os programas e emissões da emissora canadense, permanecendo apenas uma produção, ainda não muito clara, pela internet. 

Outra emissora que anuncia o fim de diversos serviços em ondas curtas em junho é a Rádio Vaticana. Depois de completar 80 anos no ar, a voz do papa não será mais ouvida em ondas médias e ondas curtas em boa parte da Europa e das Américas, onde a emissora já pode ser ouvida pela internet. 

Fontes: Rádio Nederland e GRA

DXCB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.