Belarus fora das ondas curtas!

– O 1º de abril marcou o término das emissões da Rádio Belarus em ondas curtas. A emissora informou que tomou a decisão devido ao alto custo pago com energia elétrica para mover os transmissores e também com instalações consideradas obsoletas.

– Lembramos que desde 27 de março está em vigência um novo período de emissões radiais em ondas curtas. Neste período, algumas emissoras estão transmitindo em novos horários e frequências. A Rádio Tailândia, por exemplo, transmite em inglês entre 0000 e 0100, no TU, em 15590 kHz.

– As emissões em espanhol da Rádio Taiwan Internacional vão ao ar no seguinte esquema: entre 0000 e 0100, no TU, em 11530 kHz. Também entre 0300 e 0400, no TU, em 5985 kHz. Confira!

– Também a Rádio Cairo, da República Árabe do Egito, mudou sua frequência na emissão em português para o Brasil. A estação abandonou a faixa de 19 metros e passou a usar a frequência de 12015 kHz, em se metros.

– A Rádio Novo Tempo, de Campo Grande (MS), é uma emissora brasileira que ainda transmite na faixa de 60 metros, mas de forma irregular. Sua frequência é 4895 kHz. Ela foi monitorada em Jaureguiberry, no Uruguai, pelo Rodolfo Tizzi, em 25 de março, por volta de 0058, no TU.

– A Rádio Nacional da Amazônia voltou a ser captada, novamente, em 6180 kHz, na faixa de 49 metros. Em 28 de março, a emissora foi captada pelo radioescuta cabo-verdiano Emanuel Pina, que reside em New Bedford, nos Estados Unidos, por volta de 2200, no TU. Já em Unaí (MG), Uender Marques ouviu a emissora brasileira às 1800, no TU. De acordo com ele, a Nacional da Amazônia está realizando testes em 49 metros.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.