Escute notícias diretamente da Coréia do Norte

– Nos últimos tempos, a Coréia do Norte está em evidência no noticiário internacional, por uma proximidade de um conflito nuclear naquela região. Uma das fontes de notícias daquele país, considerado um dos mais fechados do mundo, são as ondas curtas. A Voz da Coréia, que é a emissora oficial do governo norte-coreano, possui emissões em ondas curtas que podem ser monitoradas, inclusive, aqui no Brasil. Um dos horários em que a estação pode ser ouvida, emitindo em espanhol, é entre 0330 e 0400, no Tempo Universal, nas seguintes frequências: 11735, 13760 e 15180 kHz.

– Desde Pompéu (MG), Claro Silva destaca a boa sintonia da Rádio Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP), pela frequência de 9675 kHz. Ele monitorou a emissora católica em 22 de abril.

– Lembramos que, todos os sábados, às 16h30min, na hora oficial de Brasília, Ulysses Galetti comanda a Rodada dos Radioescutas, pelo canal 7100 kHz, em modo LSB. Em todos os programas, ele relata a história pessoal de algum participante como ouvinte de rádio ou radioamador.

– Já faz alguns meses que a Rádio Nacional da Amazônia está inativa em ondas curtas. As frequências de 6180 e 11780 kHz estão mudas e, na página da Empresa Brasileira de Notícias – EBC o áudio disponibilizado, no link da emissora, é o da Rádio Nacional de Brasília.

– A Voz da República Islâmica do Irã pode ser ouvida em espanhol, entre 2023 e 2120, no TU, em 9810 kHz. Também entre 0023 e 0320, no TU, em 9550 kHz. Confira!

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.