Nasa anuncia tempestade solar mais intensa do ano

Nasa anuncia tempestade solar mais intensa do anoO Observatório de Dinâmica Solar (SDO) anunciou que a tempestade solar mais forte de 2013 aconteceu domingo (17). Apesar da intensidade, a alta atividade solar não causou muitos transtornos na Terra.

Essas tempestades são causadas por manchas solares, regiões onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético. O Sol tem ciclos de atividade de aproximadamente 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo acontece agora, em 2013.

A tempestade foi classificada como do tipo M. Isso significa que ela teve uma intensidade média. Isso porque as erupções solares são classificadas de acordo com o seu brilho em raios-X em um determinado intervalo de comprimento de onda.

As erupções solares de classe M afetam os polos. Por isso, podem acontecer rápidos bloqueios nas emissões de rádio. Tempestades solares mais intensas podem afetar a comunicação da Terra, redes de energia e operações por satélite.

A radiação ultravioleta dessa erupção do Sol gerou uma onda de ionização na alta atmosfera terrestre. Esse fenômeno provavelmente foi percebido por quem escutava rádio na Europa e na América do Norte.

Fonte: Exame.com

DXCB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.