REE comemora 70 anos com programação especial

A Rádio Exterior de Espanha (REE) está de aniversário. Na quinta-feira, 15 de março, faz 70 anos.

Para marcar seu aniversário, está apresentando uma programação especial. Este fim de semana começa uma série documental de três partes sobre sua história. As transmissões ocorrem domingo às 10h00 horas e segunda-feira às 02h00, e em 15 de Março seus principais programas serão transmitidos ao vivo do Instituto Cervantes em Madrid.

Segue uma nota da emissora sobre seu 70º aniversário.

A estação faz parte da estrutura da rádio pública espanhola, que está comemorando seus três quartos de século, e é responsável por trazer a voz da Espanha para os ouvintes nos cinco continentes através das ondas curtas, satélite e Internet.

Em sua programação têm lugar noticiários e programas que, além de oferecer aos ouvintes a atualidade do país, ecoam as realidades das áreas geográficas que estão historicamente e culturalmente mais próximas dele.

Microfone de um dos estúdios da REE

Microfone de um dos estúdios da REE

Segundo a diretora da REE, Josefina Benéitez, o objectivo da estação é muito claro. “A divulgação de tudo o que está relacionado com a Espanha em todos os seus aspectos, entre os quais estão a língua e a posição do nosso país no mundo e suas relações bilaterais”, explica ela.

Ao longo da história das transmissões de ondas curtas da Rádio Nacional de Espanha, o idioma espanhol estruturou uma programação que também foi expressa em outras línguas. Atualmente em inglês, francês, russo, português, árabe, sefardita e, claro, em espanhol e, em menor medida, em catalão, galego e basco.

Público amplo e variado

Os destinatários representam um público amplo e variado composto por espanhóis residentes no exterior: alunos, funcionários de organizações internacionais, pescadores, soldados do exército espanhol, trabalhadores humanitários e missionários, e turistas.

Mas vamos se aproximam da REE ouvintes estrangeiros que sintonizam nossas emissões, porque eles querem ter mais contato com a Espanha, com o seu passado, presente e futuro. “É o vínculo que os faz sentir mais perto do país”, diz Josefina Benéitez.

Em 2012, a Rádio Exterior de Espanha emite 8.500 horas em espanhol e 3.780 horas por ano em línguas estrangeiras: 30 em sefardita, 200 em russo, 300 horas em português, 500 em árabe, 750 em inglês e 1.000 horas em francês.

A história da Rádio Exterior de Espanha começa em 15 de marco de 1942, quando a Vice-secretaria de Educação Popular oficializa as emissões para o exterior da Rádio Nacional. Desde então, as ondas curtas espanholas passaram por várias fases com suas luzes e suas sombras.

A rádio foi utilizada como uma forma de propaganda da ditadura, serviu de apoio para os milhões de emigrantes que deixaram a Espanha para outros lugares da Europa e para a América, e agora é uma moderna rádio internacional realizando trabalho de serviço público, garantia de valores, princípios e compromissos que transcendem as fronteiras, porque não entendemos de limites geográficos, apenas de palavras, sons e emoções.

Grandes profissionais

Por seus microfones passaram grandes personalidades de todas as artes e ciências e trabalharam grandes profissionais: redatores, radialistas, escritores, técnicos de som, diretores, produtores, arquivistas, tradutores, ambientadores musicais … especialistas que sabem a importância das emissões internacionais.

A magia do rádio ainda está presente na Rádio Exterior com uma programação que responde à realidade local e global, em sintonia com uma audiência mundial e que está presente em qualquer receptor ou aparelho, mantendo o encanto da propagação analógica com o fascínio digital, com o satélite e a internet.

Apenas se passaram setenta anos e continua chegando mais longe e a mais e mais ouvintes.

DXCB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.