A Turquia nas ondas curtas

– Destacamos que a Turquia está em evidência, nos últimos dias, no noticiário, após a frustrada tentativa de golpe militar, perpetrada em 15 de julho. As ondas curtas são uma boa fonte de informações sobre aquele país. A Voz da Turquia pode ser captada, emitindo em espanhol, entre 0200 e 0300, no TU, em 9410 e 9650 kHz.

– O DX Clube do Brasil lamenta a morte do jornalista Eliakim Araújo, ocorrida em 17 de julho, nos Estados Unidos. Eliakim ficou conhecido como apresentador de telejornais, mas também teve uma carreira exitosa no rádio carioca. Nas Décadas de 1970 e 1980, ele foi âncora da antiga Rádio Jornal do Brasil, que transmitia em 940 kHz, em ondas médias, e também na frequência de 4875 kHz, em ondas tropicais. Portanto, Eliakim Araújo foi mais uma das vozes das ondas curtas que perdemos!

– Desde Fortaleza (CE), Osmar Lima destaca que é excelente a sintonia da Rádio Nacional da Amazônia, no Nordeste brasileiro, em suas duas frequências de ondas curtas: 6180 e 11780 kHz. Ele informa que a emissora sempre coloca ouvintes no ar em sua programação, principalmente no período noturno!

– Em Nazaré das Farinhas (BA), Thiago Victor captou a emissora mexicana XEQM, que transmite na frequência de 6105 kHz, em 49 metros. Foi em 11 de julho, por volta de 2028, no UT. Segundo ele, o sinal era regular.

– A programação em espanhol da Rádio Romênia Internacional acaba de lançar mais um concurso entre os seus ouvintes. Nesta edição, o concurso aborda o Festival Internacional das Orquestras de Rádio. Os interessados podem obter mais informações no site da emissora, que é o www.rri.ro. A Rádio Romênia sempre oferece várias lembrancinhas para os que participam de seus concursos!

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.