Últimas das Ondas Curtas!

– Em Jaureguiberry, no Uruguai, Rodolfo Tizzi tem monitorado, com boa sintonia, a Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), pela frequência de 15190 kHz, na faixa de 19 metros. Em 31 de outubro ele captou a emissora mineira por volta de 1750, no Tempo Universal*. Lembramos que a Rádio Inconfidência é a única estação brasileira que ainda transmite na faixa de 19 metros.

– A Rádio Internacional da China possui uma emissão em espanhol entre 2100 e 2300, no TU, em 6020 e 9640 kHz. Tal emissão, logo após o seu início, possui regular sintonia no Sul do Brasil.

– A Super Rádio Boa Vontade é uma emissora de Porto Alegre que está ativa em ondas curtas em suas três frequências, a saber: 6160, 9550 e 11895 kHz.

– Em São José de Piranhas (PB), Lenildo da Silva notou que a Rádio Novo Tempo, de Campo Grande (MS), voltou a operar em seu canal de ondas tropicais de 4895 kHz. De acordo com ele, tal emissora, que leva ao ar programação religiosa da Igreja Adventista, estava inativa nos últimos tempos.

– O transmissor francês localizado em Issoudun é arrendado para variados grupos de emissões. Um deles, por exemplo, é a Dengue Kurdistane, que usa a frequência de 9400 kHz para emitir em curdo. Em Burjasot, na Espanha, José Miguel Romeiro captou a emissão em 4 de novembro, por volta de 1825, no TU.

– Encontro DX é o nome de um programa voltado para os ouvintes de ondas curtas da Rádio Aparecida. Ele pode ser ouvido nos sábados, entre 19h e 20h, na hora brasileira de verão, nas quatro frequências da emissora paulista, ou seja, 5035, 6135, 9630 e 11855 kHz. A novidade é que o programa também é transmitido pelas frequências da RB2, de Curitiba (PR), também em seus canais de ondas curtas, ou seja, em 6040, 9725 e 11935 kHz.

*Tempo Universal é a hora universal. No Brasil, a diferença é de duas horas a menos em relação à hora universal. Por exemplo, quando são 22h, na hora brasileira de verão, são zero hora, no TU.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.