Deutsche Welle

A Rádio Deutsche Welle (A Voz da Alemanha) foi fundada oficialmente no dia 11 de junho de 1953, mas ela já havia começado a transmitir em ondas curtas um mês antes, em idioma alemão.

As emissões em línguas estrangeiras começaram um ano depois, no dia três de outubro de 1954: inglês, francês, espanhol e português. Em nosso idioma, eram a princípio apenas cinco minutos diários.

Os programas para a América Latina começaram em 1962, com a criação da Redação Brasileira e da Seção Hispano-Americana. As transmissões em português para Portugal começaram em 1964 e os programas para a África vieram em 1975, após a independência das colônias portuguesas no continente.

A Deutsche Welle chegou a apresentar três emissões diárias em português para o Brasil, uma pela manhã e duas à noite. Os programas incluíam, além do noticiário, programas de variedades alemãs e europeias, música, esporte, aulas de alemão e muito mais. Destacavam-se ainda a série Passeio pelas Cidades Alemãs (programas mensais, a cada vez em uma cidade diferente da Alemanha Ocidental) e o programa Conversando com o Ouvinte, que incluía o Cantinho de DX.

A Deutsche Welle transmitiu em ondas curtas, em português para o Brasil, até o dia 31 de dezembro de 1999. Já havia sido lançado três anos antes um serviço via Internet, que segue ativo até hoje. Os programas em português para a África foram emitidos em ondas curtas até 25 de outubro de 2014, mas eles continuam sendo produzidos e transmitidos via Internet e por emissoras locais.

Relembre abaixo alguns dos programas transmitidos pela Deutsche Welle em português para o Brasil via ondas curtas, em contribuição de Arno Rochol:

Passeio pelas Cidades Alemãs

Revista Móbile

Entre 1963 e 2004, a Deutsche Welle encaminhou fitas de rolo e posteriormente CDs com programas para retransmissão por emissoras locais no Brasil. Aqui está uma amostra desses programas.

A Linguagem das Abelhas e o Canto das Baleias

Alemãs Fora de Série

Concertos Raros

Imagens de Cidades Alemãs

Música de Interlúdio

Todos os direitos referentes aos programas pertencem às emissoras que os produziram.

O DX Clube do Brasil não se responsabiliza pelos conteúdos e opiniões contidos nos programas, que são de inteira responsabilidade das emissoras que os produziram.