Confira a Nacional da Amazônia!

– Em Areia Branca (RN), Léo Andrade tem monitorado, nos últimos dias, a Rádio Nacional da Amazônia em suas duas frequências de ondas curtas. Segundo ele, o sinal é ótimo em 6180 kHz. Já em 11780 kHz, a emissora chega com sinal apenas razoável. De acordo com Rafael Rossi, de Urussanga (SC), a Rádio Nacional da Amazônia enviou a ele, recentemente, um bonito cartão QSL de confirmação de uma escuta.

– Desde Unaí (MG), Uender Marques destaca que entrou em contato, recentemente, com o Departamento Técnico da Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte (MG), questionando sobre a emissão em onda curta da emissora. Segundo ele, a emissora prometeu retornar, em breve, em sua frequência de 5970 kHz, na faixa de 49 metros.

– O Léo Andrade destaca que esteve, recentemente, visitando o município de Nova Timboteua, no estado do Pará. Lá, ele monitorou o programa Amigos do Rádio, emitido nos domingos, às 16h15min, na hora brasileira, pela Rádio Transmundial, pela frequência de 11735 kHz.

– Em Nazaré das Farinhas (BA), Thiago Victor informa que captou, em 8 de junho, por volta de 0300, no TU, a Rádio República, pela frequência de 9490 kHz. Trata-se de uma emissora clandestina que emite programas políticos, em espanhol, destinados aos ouvintes cubanos. A transmissão vai ao ar entre 0100 e 0500, no TU.

– A Rádio Exterior de Espanha possui uma transmissão em espanhol, nos sábados e domingos, que vai ao ar em 15500 kHz. De acordo com o Léo Andrade, a emissão é destinada ao continente europeu, mas chega com sinal fraco no Nordeste brasileiro.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.