Destaques de emissões brasileiras em ondas curtas

– A Radio Difusão Argentina para o Exterior, mais conhecida pela sigla RAE, transmite, em português, para o Brasil, via transmissor da Rádio Miami Internacional. A emissão vai ao ar de segundas a sextas-feiras, entre 1100 e 1200, no Tempo Universal, em 9955 kHz.

– Já a Voz da Turquia transmite em espanhol entre 0100 e 0200, no TU, em 9770 e 9870 kHz.

– Em recente monitoria, realizada durante as férias, eu constatei que a Rádio Nacional da Amazônia continua enfrentando problemas técnicos em ondas curtas. Suas frequências de 6180 e 11780 kHz.

– Também constatamos que grandes emissoras comerciais brasileiras estão inativas já há algum tempo. É o caso, por exemplo, da Bandeirantes, de São Paulo (SP), que está com suas três frequências mudas. Também a Rádio Gaúcha está inativa em 49 metros, mas pode ser captada normalmente em 11915 kHz.

– Por outro lado, algumas emissoras brasileiras são exemplos de assiduidade em ondas curtas. Por exemplo, a Rádio Transmundial possui sempre ótima sintonia em 11735 kHz.

– Outro exemplo é a Rádio Evangelizar, de Curitiba (PR). A emissora está ativa, nos últimos dias, em suas três frequências de ondas curtas: 6040, 9725 e 11935 kHz. Apesar de ser uma estação católica, constatamos que alguns programas da Evangelizar são de cunho jornalístico e de utilidade pública. Em um dos programas que escutamos, uma advogada, especialista em direito trabalhista, respondia perguntas dos ouvintes sobre as recentes mudanças realizadas na legislação do setor.

– Outro exemplo de emissora que está funcionamento muito bem nas ondas curtas é o da Super Rede Boa Vontade de Rádios, de Porto Alegre (RS). A estação da Legião da Boa Vontade pode ser captada em 6160, 9550 e 11895 kHz.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.