Dias contados para o fim da Rádio Taiwan

– A Rádio Taiwán Internacional está anunciando o fim das transmissões, em ondas curtas, para breve. De acordo com o José Moacir Portera de Melo, que reside em Pontes e Lacerda (MT), o encerramento seria em 25 de março e não em 1º de abril, como estávamos anunciando. O José Moacir destaca que, como a emissora possui uma emissão às 0000, no Tempo Universal, o melhor seria acompanhar a transmissão que será levada ao ar no dia 24 de março. Essa emissão das 0000, no TU, poderá ser monitorada em 11530 kHz.

– Destacamos a boa performance da Rádio Voz Missionária em ondas curtas. Trata-se de uma emissora religiosa, cujo transmissor está localizado em Camboriú (SC), e pode ser ouvida na frequência de 9665 kHz, na faixa de 31 metros.

– E as emissões em espanhol da KBS World Radio vão ao ar entre 0100 e 0200, no TU, em 9605 kHz, com excelente sintonia aqui no Brasil.

– A Rádio Japão está anunciando, para o próximo dia 25 de março, a supressão de sua transmissão em português noturna para o Brasil. A informação é do José Moacir Portera de Melo, que reside em Pontes e Lacerda (MT). De acordo com ele, “isso é um mau sinal”, pois a Rádio Japão pode estar ensaiando um término geral de suas emissões em ondas curtas! Portanto, permanecerá, no ar, a emissão que vai ao ar, às 0900, no TU, em 6195 kHz.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Dias contados para o fim da Rádio Taiwan”

  1. Julio Cesar Pereira disse:

    Dia 20ABR2018, eu sintonizei uma emissora que muito provavelmente é a Radio Taiwan Internacional em Terra de Areia-RS, por volta das 22:45 UTC. A transmissão era em chinês e ao conferir as listas disponíveis, não havia nenhuma outra transmissão relacionada para aquele horário. Poderia ser a CRI ou CNR preenchendo o horário? A transmissão tinha modulação e sinal muito semelhante à outras transmissões da Radio Taiwan. Eu também a sintonizei em outra frequência alguns dias depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.