Em sintonia

– Em Terra de Areia (RS), Julio Cesar Pereira prossegue fazendo boas e interessantes escutas em ondas curtas. Em 2 de agosto, por exemplo, por volta de 0154, no Tempo Universal, ele ouviu a Rádio Verdad, em 4055 kHz. Trata-se de uma emissora da Guatemala! Sim, a Guatemala ainda pode ser ouvidas em ondas curtas! Ele ouviu a programação religiosa da emissora, mas com sinal muito baixo!

– E outra escuta do Júlio, na mesma data, foi da Rádio Marti, em 6030 kHz, em 49 metros. Ele ouviu, a partir de 0057, no TU, a transmissão de uma partida de basquete entre Los Piratas e Chachorros.

– Já em Feira de Santana (BA), Jorge Freitas captou, em 1º de agosto, por volta de 2012, no TU, a Rádio Elwa, que transmite desde Monrovia, capital da Libéria. Ele ouviu a programação em inglês da emissora, que possuía interferência, no mesmo canal, da emissora regional chinesa PBS Xizang.

– Lembramos que algumas emissoras tradicionais continuam emitindo em português para o Brasil. É o caso, por exemplo, da Rádio Internacional da China. Tem uma emissão em português que vai ao ar entre 0000 e 0100, no TU, em 9710 e 15600 kHz. Já entre 2200 e 2300, no TU, a emissora pode ser monitorada em 9410, 9685, 6175 e 7260 kHz. Confira!

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.