Emissões em português e espanhol período B15

Emissões em português e espanhol B15Nunca é tarde para faturar o cartão QSL de uma rádio que ainda emite para nosso continente em português e espanhol.

Com base em vários materiais recebidos, o amigo dexista Rudolf Grimm preparou e disponibilizou duas listas de estações e frequências. As emissões são em língua portuguesa e em espanhol e são válidas até março deste ano, quando já entra em cena o novo período radial (A16).

Para quem ainda não está familiarizado com essas siglas, explicamos de forma bem sucinta. Cada ano tem dois períodos radiais, identificadas como A e B. No início de cada período, boa parte das emissoras de ondas curtas trocam as suas frequências e passam a emitir em bandas e frequências de mais fácil captação. Isso acontece porque a propagação em ondas curtas varia a cada período do ano.

Quer saber mais sobre a propagação em ondas curtas? Clique aqui e acompanhe o nosso novo curso!

O Rudolf nos lembra que “quando alguma emissora informa que sairá do ar, é notório um certo desespero que ‘não podemos ficar sem estas transmissões’, ‘as ondas curtas da rádio X não podem sair do ar’, etc., porém quando este sentimento decresce volta a se verificar um reduzido interesse pelas mesmas.”

Então, esperamos que os amigos possam fazer bom uso das informações aqui oferecidas. Aproveitem para escreverem para as estações, enviando para elas também os seus informes de recepção.

Ainda de acordo com nosso amigo dexista:

As ondas curtas estão reduzidas, mas não acabaram, e não irão se extinguir por completo tão cedo. Enquanto a África e Ásia estiverem em vários países em situação de conflito social, político e econômico, as ondas curtas estarão no ar. Os seus respectivos povos não tem a mínima condição econômica de agregar-se às novas tecnologias e respectivas plataformas tão cedo.

Seguem abaixo os materiais para download:

Emissões em português – período B15

Emissões em espanhol – período B15

DXCB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.