Emissora peruana em alta

– A Rádio Tawantinsuyo é uma emissora peruana que transmite da histórica cidade de Cusco pela frequência de 6174 kHz, em 49 metros. A emissora foi captada em Xavantina (SC), pelo Márcio Molossi, em 8 de setembro, por volta de 0100, no Tempo Universal. A cidade de Cusco está situada no Vale Sagrado dos Incas, há mais de 3 mil metros de altitude!

– Recordamos que se você deseja receber o cartão QSL de confirmação da Rádio Transmundial, anote o e-mail para o qual deverás enviar tuas informações: qsl@transmundial.com.br.

– Vamos recordar que as emissões em espanhol da Voz do Vietnã possuem boa performance de sintonia aqui na América do Sul. A primeira emissão ocorre entre 0030 e 0100, no TU, em 7315 kHz. O programa é reprisado uma hora depois também na mesma frequência. A Voz do Vietnã utiliza um retransmissor localizado nos Estados Unidos.

– As emissões em espanhol das Rádios Praga e Eslováquia ainda podem ser escutadas em ondas curtas, graças a um acordo com a Rádio Miami Internacional. As emissoras podem ser ouvidas às 0200 e às 1000, no TU, em 9955 kHz.

– No Sudeste do Uruguai, Rodolfo Tizzi monitorou, em 21 de setembro, por volta de 1058, no TU, a Rádio Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP). Segundo ele, a emissora anuncia, no ar, que transmite em três frequências: 4825, 6105 e 9675 kHz. No entanto, o Rodolfo captou a emissora apenas em 9675 kHz.

– O sinal da Rádio Clube do Pará, de Belém (PA), tem chegado longe, pela frequência de 4885 kHz. Em San Luis Potosi, no México, Magadiel Cruz captou a emissora, em 28 de setembro, às 0455, no TU, quando ia ao ar música popular brasileira.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.