Emissoras clandestinas miram a Coréia do Norte

# Mesmo com a desistência de diversas emissoras brasileiras em usar as ondas curtas, algumas estações permanecem firmes nesta modalidade de radiodifusão, já que vivemos num país continental . É o caso, por exemplo, da emissora católica Rádio 9 de Julho, de São Paulo (SP). A emissora foi captada, em 9820 kHz, em Petrolina (PE), pelo Yargo Feghali, em 17 de março, por volta de 1743, no TU.

# Em Porto Alegre (RS), Carlos Latuff tem captado interessantes transmissões envolvendo as duas Coréias. São emissoras sul-coreanas clandestinas que transmitem programas para o público norte-coreano. Ele tem monitorado, nos últimos tempos, a Voice of Hope, Voice of the People e a Voice of Freedom. A Voice of Hope, por exemplo, é uma emissora que, inclusive, recebe interferência proposital, o popular “jamming”, por parte da Coréia do Norte.

# A programação em espanhol da Rádio Romênia Internacional tem tido boa sintonia, aqui no Brasil, às 2200, no TU, em 11800 kHz. A mesma frequência também é usada pela emissora, às 0000, no TU, e também 0300, no TU, sempre com destino à América do Sul.  

# A Voice of the Strait é uma emissora regional chinesa, que transmite desde Fuzhou em mandarim e outros idiomas regionais, pela frequência de 4900 kHz. Ela é operada pelo Exército Popular de Libertação da China e sua programação é bem musical. Em Porto Alegre (RS), fazendo monitoria na Orla do Rio Guaíba, Carlos Latuff captou a emissora, em 18 de março, por volta de 0952, no TU.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Emissoras clandestinas miram a Coréia do Norte”

  1. Julio Cesar disse:

    Boas escutas do Carlos Latuff. Também escuto transmissões visando a Coreia em 75m, 49m (uma em 6250kHz bem junto da “Slot Machine” rm 6251kHz. Apesar do jamming da Coreia do Norte, dá para escuta-las. O que eu lamento é a proloferação de emissoras piratas brasileiras. Não acrescentam nada com sua programação. Algumas vendem espaços publicitários. E lógico, além de não terem concessão, não pagam impostos, direitos autorais, e provavelmente funcionam na base do “gato”. Não tem sentido em uma época com tantas alternativas como webradio, FMs comunitárias, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.