Emissoras norte-americanas são escutadas em ondas curtas

Atualizado em 30/01/2022, às 01h, no Horário de Brasília

ARÁBIA SAUDITA – Em 22 de janeiro, captei, aqui em Porto Alegre (RS), a Republic of Yemen Radio. Foi às 2024, no Tempo Universal, ou seja, às 17h24min, no Horário de Brasília, em 11.860 kHz. Trata-se de uma emissora, criada pela Arábia Saudita, que emite programas, em árabe, para o Iêmen. O transmissor, de 50 kW, está localizado em Jeddah. Conforme Carlos Latuff, o Iêmen sofre intervenção militar, por parte da Árabia Saudita, desde 2015. A emissora é usada, neste conflito, para transmitir músicas e discursos. Confira aqui

ARGENTINA VIA ESTADOS UNIDOSRecordamos que a RAE – Argentina ao Mundo possui um programa semanal, em língua portuguesa, via ondas curtas. Ele pode ser conferido nas noites de terças-feiras, às 23h, no Horário de Brasília, que vem a ser duas horas da quarta-feira, na Hora Universal. A emissora usa a frequência de 5.800 kHz da Rádio Miami Internacional. 

BRASIL – A Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), tem deixado, nos últimos tempos, seu sinal, em 19 metros, ligado mais tempo. A informação é do Ian José da Silva, de Fronteiras (PI). Em 18 de janeiro, ele ouviu e gravou a emissora, na frequência de 15.190 kHz, às 2349, no Tempo Universal, ou seja, às 20h49min, no Horário de Brasília. 

BRASIL – Segundo Ian José da Silva, a Rádio Voz Missionária, de Camburiú (SC), está com um pequeno desvio na sua frequência de 31 metros. Ao invés de ser escutada em 9.665 kHz, o sinal está em 9.666 kHz. 

CHINA – Faz algumas semanas que as emissões, em espanhol, da Rádio Internacional da China deixaram de levar ao ar, nas horas cheias e no minuto 30, o noticiário atualizado. Nos demais espaços, a emissora está reprisando outros programas, conforme constatação do Carlos Latuff. Os programas em esperanto da emissora também estão sendo repetidos. Vale lembrar que a Rádio Internacional da China parou de transmitir sua programação em português, via ondas curtas, já há alguns anos. 

COREIA DO NORTE – Em 14 de janeiro, o governo da Coréia do Norte lançou um míssil balístico no mar. A notícia foi dada pela Rádio Voz da Coréia, que transmite, em vários idiomas, em ondas curtas. A emissão em inglês, deste dia, foi captada, no Rio de Janeiro, pelo Carlos Latuff. Ele gravou o boletim que foi ao ar, às 1912, no Tempo Universal, ou seja, às 16h12min, no Horário de Brasília. 

CORÉIA DO SUL –  Em 22 de janeiro de 2022, escutei, aqui em Porto Alegre, a Echo of Hope. Ela é uma emissora, operada pelo Serviço de Inteligência da Coreia do Sul, que transmite programas, em coreano, aos ouvintes da Coréia do Norte. O transmissor está localizado em Seul. Nesta época do ano, a emissora tem chegado, aqui, na estranha frequência de 9.100 kHz, com 10 kW de potência. A sintonia ocorreu às 2036, no Tempo Universal, ou seja, às 17h36min, no Horário de Brasília. Confira aqui

ESTADOS UNIDOSIan José da Silva escutou, em Fronteiras (PI), em 26 de janeiro, a emissora norte-americana WWCR. Foi às 2245, no Tempo Universal, ou seja, às 19h45min, no Horário de Brasília, em 9.980 kHz. Esta é uma transmissão direcionada para os Estados Unidos e Canadá. 

ESTADOS UNIDOS – Em Medeiros (MG), Lourenço Cunha Lana escutou a Rádio WRNO, em 19 de janeiro, às 0750, no Tempo Universal, em 7.505 kHz. Trata-se de uma emissora religiosa norte-americana, que emite desde Nova Orleans. 

ESTADOS UNIDOSHavia um tempo em que a Voz da América enviava aos ouvintes muitos materiais promocionais, menos o cartão de confirmação QSL. Nos últimos anos, a Voz da América adotou a política de remeter um cartão QSL eletrônico aos ouvintes. Conforme dica de Alex Costa Oliveira, de São Paulo (SP), para receber um QSL eletrônico da emissora, basta enviar um informe de recepção para o e-mail: qsl@usagm.gov

ESTADOS UNIDOS – De acordo com Alex Costa, de São Paulo (SP), o programa em português da Voz da América é facilmente captado, aqui no Brasil, às 1700, no TU, ou seja, às 14h, no Horário de Brasília, em 17.655 kHz. 

INDONÉSIA – Em Unaí (MG), Uender Marques praticou um excelente DX em 20 de janeiro. Às 2154, no Tempo Universal, ou seja, às 18h54m, no Horário de Brasília, ele captou a Voz da Indonésia, emitindo em inglês, em 3.325 kHz, em 90 metros. Confira aqui.  

IRÃ – Em Fronteiras (PI), Ian José da Silva captou, em 25 de janeiro, uma transmissão da Voz do Irã que não estava listada/anunciada. Foi a partir 1105, no Tempo Universal, ou seja, a partir de 8h05min, no Horário de Brasília, em 17.595 kHz. O idioma era desconhecido. 

REINO UNIDO VIA SINGAPURA – Em tempos passados, a faixa de 75 metros era povoada por diversas emissoras de ondas curtas. Atualmente, não mais. Entretanto, a BBC de Londres usa esta faixa de ondas curtas para alcançar ouvintes no Sudoeste da Ásia. Ela utiliza uma estação retransmissora localizada em Kranji, em Singapura, para emitir, em inglês, a partir das 2200, no Tempo Universal, em 3.915 kHz.  Confira, aqui, a escuta desta emissora, feita pelo Uender Marques, em Unaí (MG), em 14 de janeiro.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.