Na escuta da Índia!

– Quem escutava ondas curtas na Década de 1980 sabia da dificuldade em sintonizar a emissora oficial da Índia, a All India Radio. Nos dias atuais, no entanto, a emissora pode ser facilmente captada aqui no Brasil, transmitindo em vários idiomas e em diversas frequências. Infelizmente esta estação nunca teve emissões em português ou espanhol. Aqui vai a nossa dica: existe uma transmissão em inglês, da All India Radio Gospel, que vai ao ar entre 1745 e 1945, no TU, em 13695 kHz, na faixa de 13 metros. A emissão tem como destino o continente africano, mas pode ser facilmente escutada aqui no Brasil! Vale conferir!

– Recordamos que duas emissoras que transmitem em espanhol possuem boa sintonia aqui no Brasil. A KBS World Rádio, da Coréia do Sul, possui excelente sintonia às 0100, no TU, em 9605 kHz. Já a Voz da Turquia pode ser captada, às 0200, no TU, em 9410 e 9650 kHz.

– Desde Urussanga (SC), Rafael Rossi informa que, atualmente, apenas o canal 11925 kHz, em 25 metros, da Rádio Bandeirantes, de São Paulo (SP), está ativo em ondas curtas. De acordo com o Rafael, a emissora paulista liga o transmissor desta frequência apenas no horário das tardes brasileiras. Um comentário nosso: mesmo que a Bandeirantes ligue sua onda curta em apenas um turno do dia, é melhor assim do que ter a emissora inativa, não é mesmo?

– E a Rádio RB2, de Curitiba (PR), é uma das emissoras brasileiras que emitem em ondas curtas que possui ótima sintonia aqui no Sul do Brasil. Em 9 de janeiro último, eu monitorei a emissora em 6040 e 9725 kHz, por volta de 1800, no TU.

– E em recente monitoria, constatei também que os dois canais de ondas curtas da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre (RS), estão ativos. Ela transmite em 6020 e 11915 kHz. No último dia 8 de janeiro, a Rádio Gaúcha completou 90 anos de história. Eu também fiz parte desta história, uma vez que fui redator de notícias da emissora entre os anos de 1993 e 1994.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.