Na sintonia da Rádio Ergo

Após mudar durante poucos dias para a faixa de 31 metros, a Rádio World Christian Broadcasting voltou para a faixa de 25 metros. A emissora transmite o programa A Palavra Alegre, em língua portuguesa, via transmissor localizado em Madagascar. Desta forma, o programa está sendo irradiado, diariamente, entre 2100 e 2200, no Tempo Universal, em 11965 kHz.

A Voz da Coréia, que é a emissora oficial do governo norte-coreano, pode ser captada, em ondas curtas, em 15245 kHz, em 19 metros. Neste canal, Uender Marques captou a emissora, em Unaí (MG), em 24 de abril, por volta de 2140, no TU, emitindo em inglês. Também em 15245 kHz a emissora pode ser captada em espanhol, entre 1900 e 2000 e entre 2200 e 2300, no TU.

Rádio Ergo é o nome de uma emissora, fundada no Quênia, que transmite um programa para os ouvintes da Somália, por meio das ondas curtas. A emissora utiliza um transmissor localizado nos Emirados Árabes Unidos. A programação, que é no idioma somali, vai ar ar entre 1200 e 1300, no TU, pela frequência de 17845 kHz. Em Porto Alegre (RS), Carlos Latuff captou a emissora, em 2 de maio, ao fazer monitoria de ondas curtas na Orla do Rio Guaíba.

No último dia 11 de abril, uma junta militar derrubou o ditador Omar al-Bashir, que governou o Sudão por quase três décadas. Uma junta militar assumiu no seu lugar. Entretanto, apenas um dia depois, o ministro da Defesa, general Awad Mohamed Ahmed Ibn Auf, que faz parte da junta, comunicou sua decisão de deixar o cargo em uma transmissão na TV estatal e também sabe onde? No rádio! Na Radio Republic of Sudan, em ondas curtas! O pronunciamento foi captado e gravado, em Porto Alegre (RS), pelo Carlos Latuff, por volta de 1958, no TU, no dia 12 de abril, pela frequência de 7205 kHz.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.