Nacional da Amazônia transmite em 25 metros normalmente

– Desde a metade do mês de novembro, a Rádio Nacional da Amazônia, de Brasília (DF), voltou a ser escutada na frequência de 11785 kHz, na faixa de 25 metros. No último dia 8 de dezembro, eu captei a emissora, aqui em Porto Alegre, por volta de 10h30min, na hora brasileira de verão, quando o apresentador Carlos Moreira enviava alôs e recados a diversos ouvintes do interior do Brasil. O sinal era apenas regular.

– A Rádio Miami Internacional tem tido boa sintonia, aqui no Brasil, em diversos horários, pela frequência de 9955 kHz. A emissora retransmite programas em espanhol das rádios Eslováquia e Praga.

– A Rádio Japão é uma das estações internacionais de ondas curtas que ainda valoriza o ouvinte brasileiro. A emissora transmite, às 2130, no TU, sua programação em português em 17740 kHz. Em Anápolis (GO), Jairo Barbosa tem captado a emissora, sempre com ótimo sinal, em um receptor de carro.

– Se você deseja receber o cartão QSL de confirmação da Rádio Transmundial, anote o e-mail para o qual deverás enviar tuas informações: qsl@transmundial.com.br.

– É ótima a sintonia de algumas emissoras brasileiras na faixa de 49 metros. Em 8 de dezembro, monitorei a Super Rede Boa Vontade, de Porto Alegre (RS), por volta de 1200, no TU, em 6165 kHz.

– Uma surpresa em 49 metros, foi ouvir a Rádio Transmundial, aqui em Porto Alegre (RS), em 5965 kHz, por volta de 1150, no TU. Digo surpresa por que a emissora ligava tal frequência, há algum tempo atrás, apenas na madrugada brasileira. Parabéns a Transmundial por disponibilizar mais este canal para os ouvintes das ondas curtas!

 

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.