Nova emissora peruana em ondas curtas

– Rescaldo da Copa do Mundo: quando não transmite jogos de futebol, a Rádio Exterior da Espanha irradia excelentes programas culturais nos fins de semana. Uma das emissões de sábado e domingo ocorre, a partir das 1400, no Tempo Universal, em 17715 kHz. A dica é do Alex Costa, de São Paulo (SP).

– Em Feira de Santana (BA), Jorge Freitas monitorou a emissora boliviana Pio Doce, pela frequência de 5952 kHz, em 9 de julho, por volta de 2307, no TU. A estação também foi captada, recentemente, em Belo Horizonte (MG), pelo Rodrigo de Araújo.

– Ainda de acordo com o Jorge Freitas, as transmissões em espanhol da RAE – Radiodifusão Argentina para o Exterior ocorrem entre 2200 e 2300, no TU, de segundas a sextas-feiras, em 5950 kHz. A emissão é via Rádio Miami Internacional. A emissora responde com cartões QSLs de confirmação os informes de sintonia que são recebidos por meio do correio clássico.

– Em Unaí (MG), Uender Marques captou, em 11 de julho, às 1708, no TU, a Rádio Sama, pela frequência de 15260 kHz. Trata-se de uma programação, em árabe, cujo transmissor está localizado em Wooffeton, na Inglaterra, e tem como destino os ouvintes do Yemen.

– Diversos radioescutas têm relatado a existência de uma nova emissora religiosa peruana na frequência de 4920 kHz. Desde Nova Xavantina (MT), Daniel Wyllyans enfatiza que possivelmente trata-se da Rádio Ecos Del Alba, de Trujillo, uma vez que tal estação remeteu um anúncio, informando tal canal, a alguns ouvintes. O Daniel ouviu a emissora durante um bom tempo, mas não é anunciado, no ar, a identificação.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Nova emissora peruana em ondas curtas”

  1. Também escutei esta transmissão em 4920kHz aqui em Terra de Areia-RS e publiquei video no Grupo Rodada dos Radioescutas no Facebook. No entanto, parece não se tratar da Ecos de Alba, mas sim da Voz del Pueblo de Santiago de Chuco segundo apurou o colega Dxista Jorge Freitas no blog World of Radio de Genn Hauser. Um colega Dxista peruano Pedro F. Arrunatégui desde Lima afirma vinha sintonizando estas transmissões desde o dia 04 de Julho de 2018 e ouviu a identificação como sendo Rádio La Voz del Pueblo, Santiago de Chuco, La libertad-Perú. Pedro cita que a identificação é ” “Radio la Voz del Pueblo, transmitiendo en la banda de 60 metros en los 4910kHz…” e em seguida cita o endereço do QTH como sendo “Poemas Humanos 650 Altos San José… “. Curiosamente, na identificação, a fequência citada é 4910kHz ao invés de 4920kHz. Outro colega radioescuta, Luciano Faustino encontrou a página desta emissora no Facebook e eu encontrei o site que permite a escuta em live streaming. Mas, não há citação alguma de transmissões nesta frequência. Enviei um email e estou aguardando resposta deste então. Esta frequência também é comumente intercalada pela PBS Xizang desde Lhasa Baiding na China e pela AIR desde Chennai, India. A frequência correta em que supõe-se ser a Voz del Pueblo que estava transmitindo é 4920,79kHz. Eu a escutei aqui em Terra de Areia-RS com um SDRplay RSP2 e um Icom IC-R75 mais uma antena RGP3 OC com amp de rf DXCB-V1. Publiquei o video da escuta com o SDRplay RSP2 no Grupo Rodada dos Radioescutas no facebook. Ultimamente, não tenho mais ouvido estas transmissões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.