Observatório Nacional com problemas

– O Observatório Nacional do Rio de Janeiro possui uma interessante estação que transmite a hora certo de dez em dez segundos, juntamente com um bip. O canal usado pela emissora é o de 10000 kHz. Nos últimos dias, no entanto, a estação está com seu transmissor desregulado. Em Xavantina (SC), Márcio Molossi tem ouvido a emissora em 10010 kHz.

– Recordamos que a Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), voltou a ser ouvida, recentemente, em 15190 kHz, na faixa de 19 metros. A sintonia é excelente em diversas localidades do Brasil.

– Também lembramos que a Rádio Cultura, de Araraquara (SP)  voltou a ser ouvida em 3365 kHz, na faixa de 90 metros, que é pouco usada no Brasil.

– E a programação em português da Rádio Japão pode ser captada em dois horários distintos, diariamente. A primeira emissão vai ao ar às 0900, no TU, em 6195 kHz. Já a transmissão noturna pode ser escutada às 2130, no TU, em 17540 kHz. Confira!

– Complementando informações em relação aos transmissores da Rádio Bandeirantes, de São Paulo (SP), em ondas curtas: de acordo com Alex Costa, de São Paulo (SP), a emissora também está no ar em 6090 kHz, em 49 metros. Inicialmente, achávamos que somente o canal 11925 kHz estava ativo. Conforme o Alex, apenas a frequência de 9645 kHz, em 31 metros, da Bandeirantes, está fora do ar há alguns meses!

– E as emissões em português da Rádio França Internacional para o continente africano podem ser captadas também aqui no Brasil. Desde São José (PB), Lenildo da Silva destaca que a emissora pode ser ouvida, diariamente, entre 1600 e 1630, na hora oficial de Brasília, em 15360 kHz.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.