Rádio Exterior da Espanha com problemas em 19 metros

– Desde a localidade de Calisto, em Resplendor (MG), Maicom César Campos destaca que o sinal da Rádio Exterior de Espanha está chegando com sinal distorcido em 15390 kHz. A emissora transmite, diariamente, neste canal, entre 1900 e 2300, no TU. Já nos sábados e domingos, está no ar em 15390 kHz das 1500 às 1900, no TU.

– Em Belo Horizonte (MG), Rodrigo de Araújo captou, em 21 de novembro, a Myamar Rádio, pela frequência de 7200 kHz, por volta de 0047, no TU. A emissora estava no ar em birmanês. É uma boa escuta!

– Lembramos que o Serviço em Espanhol da KBS World Radio pode ser captado entre 0100 e 0200, no TU, em 9605 kHz.

– Recordamos que se você deseja receber o cartão QSL de confirmação da Rádio Transmundial, anote o e-mail para o qual deverás enviar tuas informações: qsl@transmundial.com.br.

– E a Rádio Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP), segue transmitindo, em ondas curtas, apenas em 9675 kHz. Nos últimos dias, eu notei que ela está um pouco acima deste canal, quase chegando em 9680 kHz.

– Recordamos que a Rádio Nacional da Amazônia, de Brasília (DF), reativou, no último dia 16 de novembro, sua frequência de 11785 kHz, na faixa de 25 metros. Além de ser ouvida em várias partes do Brasil, a emissora foi captada em San Luis Potosi, no México, pelo Magdiel Cruz, em 19 de novembro, por volta das 2200, no TU.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

2 comentários em “Rádio Exterior da Espanha com problemas em 19 metros”

  1. Julio Cesar Pereira disse:

    Realmente o áudio da REE em 15390kHz está distorcido e espalhando. Felizmente, não atrapalha a BBC em 15400kHz. Ao sintonizar novamente a Radio Nacional da Amazônia em 25m, pude escutar os relatos dos ouvintes que comemoravam este retorno. Muita gente escuta esta emissora nos rincões do Brasil continental. Lembro de um vídeo de um rapaz remando sua canoa em pleno Pantanal com o radio sintonizando a Radio Nacional da Amazônia como se fosse local. Falando nisso, se não me engano a frequência desta emissora em 25m é 11780kHz. Quem há muito tempo atrás transmitia em 11785kHz era a Rádio Guaíba. 73!

    1. Celio disse:

      Ótimo relato, Julio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.