Rádio Itatiaia novamente em ondas curtas

– Vem de Belo Horizonte (MG), uma boa notícia! A Rádio Itatiaia faz testes em sua frequência de 5970 kHz, na faixa de 49 metros. A Emissora foi monitorada, em São Luiz do Paraitinga (SP), pelo Antônio Ribeiro da Mota, em 23 de fevereiro, por volta de 1100, no Tempo Universal. No entanto, nos dias seguintes, não foi mais captada. Desde Unaí (MG), Uender Marques informa que entrou em contato com a emissora e recebeu, como resposta, que estão fazendo testes para o devido retorno em ondas curtas!

– O Serviço Mundial da BBC de Londres em língua inglesa  pode ser facilmente captado pela frequência de 15400 kHz. A transmissão ocorre entre 1700 e 2000, no Tempo Universal, para a África, e tem ótima sintonia aqui no Brasil!

– Para quem deseja ouvir notícias em inglês diretamente da Índia, a minha dica é captar a All India Radio Gospel, entre 1745 e 1945, no TU. Neste período, ela transmite no idioma inglês para a África, em 13695 kHz. A transmissão pode ser facilmente captada aqui no Brasil. Vale conferir!

– A Rádio Japão transmite em português para o Brasil em dois horários distintos: às 0900 e às 2130, no TU. No primeiro horário, pode ser ouvida em 6195 kHz e, no segundo, em 17540 kHz. Confira!

– A Rádio Congonhas, que emite da cidade mineira do mesmo nome, possui regular sintonia na frequência de 4775 kHz. A emissora foi captada, em 28 de fevereiro, em Gravataí (RS), pelo Jonas Sanoj, por volta de 2205, no TU. Esta é uma emissora brasileira que ainda valoriza as ondas tropicais. Provavelmente a última do interior de Minas Gerais!

– Lembramos que, em 1º de abril, a Rádio Taiwán Internacional encerrará o serviço de transmissão em ondas curtas. A estação irá utilizar a Internet como meio de propagação de sua programação. Os programas em Espanhol serão os primeiros a serem suprimidos.

 

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

2 comentários em “Rádio Itatiaia novamente em ondas curtas”

  1. Angelo disse:

    Que bom que a Itatiaia vai voltar, esta fazendo muita falta.

  2. Julio Cesar Pereira disse:

    Ótima notícia da volta da Itatiaia. Vou sentir saudades daquelas transmissões esporádicas em 5970kHz com o áudio da FM Scalla II…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.