Sempre na sintonia!

– A emissão em espanhol da Voz da Turquia foi captada, em Porto Velho (RO), pelo Cristiano Amaral, em 9 de janeiro, por volta de 0220, no Tempo Universal, em 9410 kHz. Ele acompanhou o programa Iberoamérica, com informações da Turquia e suas relações com a América Latina.

– A Rádio Bandeirantes, de São Paulo (SP), possui excelente sintonia na frequência de 11925 kHz, na faixa de 25 metros. Entretanto, de acordo com Lenildo Silva, que reside em São José (PB), por baixo do sinal da emissora, neste canal, tem aparecido um espúrio por meio de um áudio da Rede Aleluia.

– Recordamos que a Rádio Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP), voltou a transmitir no canal 9675 kHz, na faixa de 31 metros. A emissora estava inativa nesta frequência há cerca de quatro anos.

– A emissão em espanhol da Rádio Romênia Internacional que vai ao ar entre 2200 e 2300, no TU, em 11800 kHz, possui ótima sintonia no Sudeste do Brasil. A constatação é do Isaldo Faria, que reside em Pirapetinga (MG). Ele captou a emissora em 9 de janeiro, quando foi ao ar o noticiário e o programa Miscelânea.

– Na noite de 24 de dezembro, pudemos constatar que o Programa Brasileiro da Rádio Vaticano transmitiu uma programação especial de Natal na frequência de 11625 kHz. O Programa estava no ar por volta de 2200, no TU, em 11625 kHz. Lembramos que o Programa Brasileiro não é transmitido mais em ondas curtas pela Rádio Vaticano há alguns anos.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.