Tradicional emissora sul-africana em ondas curtas

– A tradicionalíssima emissora sul-africana Sonder Grense é uma das figurinhas carimbadas das ondas curtas, que pode ser ouvida na faixa de 90 metros. Em algumas localidades do Brasil, o sinal da emissora chega a partir das 2100, no Tempo Universal, em 3320 kHz. Conforme Jorge Freitas, que reside em Feira de Santana (BA), a Sonder Grense tem uma boa programação musical, ideal para se escutas nas ondas curtas, fazendo outra atividade, como por exemplo falando com os amigos em aplicativos ou lendo um livro. 

– O Julio Cesar Pereira, ouviu, em Terra de Areia (RS), em 29 de setembro, a emissora estatal das Ilhas Salomão, na frequência de 5020 kHz, por volta de 0850, no TU. As Ilhas Salomão estão a cerca de 14.600 quilômetros de distância do Brasil!

– A Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), é uma das emissoras brasileiras que permanece firme e forte nas ondas curtas. No último mês de setembro, foi monitorada, em diversas localidades, em suas frequências de 6010 e 15190 kHz. 

– O Serviço Mundial, em inglês, da BBC, tem sinal local aqui no Brasil em 19 metros. O sinal da emissora é praticamente local, entre 1700 e 2000, no TU, em 15400 kHz. 

 

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Tradicional emissora sul-africana em ondas curtas”

  1. ALEX NUNES DE BRITO disse:

    radio nacional da amazonia está no ar apenas em 6.180.
    11.780 está fora do ar. problemas técnicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.