Turquia em português?

– Desde Morrinhos (CE), José Socorro Maranhão destaca que, nos últimos dias, tem captado o noticiário, em português, da Voz da Turquia, por volta de 0151, no TU, em 9870 kHz. De acordo com ele, o noticiário entrou de repente, sem sinal de identificação ou algo parecido. Em contato com a emissora, ele recebeu a resposta de que a estação turca tem como meta atingir todos os públicos em todos os lugares possíveis e, se possível, privilegiando o nosso idioma português! Em Curitiba (PR), Júlio César Pereira captou a emissão, neste exato horário e canal, no dia 1º de maio. Vale ressaltar, como destaca nas redes sociais o Júlio, que esta emissão não está relacionada na grade de emissões divulgada pela própria emissora na Internet. Em todo o caso, vale conferir.

– Desde São Paulo (SP), Alex Costa destaca que as transmissões em espanhol da Rádio Japão vão ao ar no seguinte esquema: às 0400, no TU, em 12015 kHz, e também às 0930, no TU, em 6195 kHz. De acordo com o Alex, a Rádio Japão, além de acabar com a transmissão noturna em português para o Brasil, encerrou a emissão em inglês que ia ao ar às 1930 e em indonésio às 2130, no TU. Uma péssima notícia!

– Lembramos que a Rádio Havana Cuba transmite, em português, entre 2300 e 0000, no TU, em 15230 kHz.

– A Rádio Aparecida tem sido bem sintonizada em 6135, 9630 e 11855 kHz. Outra estação brasileira com ótima sintonia é a Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), em 6010 kHz.

– A Rádio Miami Internacional leva ao ar a programação em português da RAE – Radiodifusão Argentina para o Exterior às 1100, no TU, em 9955 kHz.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.