Uma das vozes mais conhecidas da Rádio Suíça Internacional se calou em 2021

As ondas curtas também tiveram suas vítimas no dolorido ano de 2021.

Em 11 de março, morreu, na região de Friburgo, na Suíça, Torquato Augusto Treichler. “Ele se juntou serenamente às estrelas, aos 92 anos de idade”, informou o obituário, publicado em um jornal daquele país.

NOME ARTÍSTICO

Para quem acompanhou a antiga Rádio Suíça Internacional, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, o nome Torquato não é familiar. Entretanto, se mencionarmos o nome Sérgio Fernandes, aí sim, os saudosistas, com certeza, irão recordar. 

Nascido no Estado de São Paulo, Torquato Treichler adotou o nome artístico Sérgio Fernandes e assim, durante muitos anos, foi uma das vozes mais conhecidas dos programas em língua portuguesa da emissora suíça. Além de apresentador, ele chefiou o Departamento de Língua Portuguesa.

BOAS LEMBRANÇAS

“Foi meu chefe. Ficará para sempre uma boa lembrança dele”, destaca Elias Kindi, que trabalhou, na Rádio Suíça, como free-lancer.

CAIXA POSTAL

Nos primeiros anos da década de 1990, Torquato foi o apresentador do programa Caixa Postal. Ao lado de Delma Torres, ele respondia as cartas e os relatórios de recepção que os ouvintes enviavam para a emissora. 

Nos anos de 1983 e 1984, recordo-me de ter sido um assíduo ouvinte dos programas em português da Rádio Suíça Internacional. No sábado, 15 de dezembro de 1984, eu escutei o programa, confeccionei um relatório de recepção e enviei para a emissora. Resultado: após algum tempo, recebi um cartão QSL de confirmação, assinado por Sérgio Fernandes, que guardo, com carinho, em meu acervo. 

VOZ MARCANTE

Também lembro que, naquela época, ouvintes angolanos e moçambicanos eram os que mais enviavam cartas para a Rádio Suíça. Em quase todos os sábados, havia o pedido para que a música Mama África, de Peter Tosh, fosse executada. Outro pedido musical era o sucesso Every Breath You Take, do conjunto The Police. Então, ao final, de forma simpática, Sérgio Fernandes dizia: “Every Breath You Take, conjunto The Police, Rádio Suíça Internacional, Programa Caixa Postal …”. Este anúncio ficou marcado, na minha memória, numa das vozes mais marcantes da Rádio Suíça Internacional.

 

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Uma das vozes mais conhecidas da Rádio Suíça Internacional se calou em 2021”

  1. Roberto Selles disse:

    CUMPRIU SUA MISSÃO NESTE PLANO COM COMPETÊNCIA E DIGNIDADE. ACOMPANHEI-O POR MUITOS ANOS PELA RÁDIO SUÍÇA INTERNACIONAL. UMA PERDA LAMENTÁVEL. QUE ELES DESCANSE EM PAZ!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.