Algumas emissoras brasileiras estão inativas em ondas curtas

Atualizado em 08/06/2021 às 16h23min

NOTA DE PESAR – Faleceu, em Juiz de Fora (MG), em 13 de abril de 2021, o radioescuta Konrad Oliveira Kelmer. Ele colaborou com alguns boletins do DX Clube do Brasil. Em 27 de setembro de 2013, por exemplo, ele informou que escutou o retorno da Rádio RB2, de Curitiba (PR), na frequência de 6.040 kHz (emissora que não existe mais). Gostava de escutar emissoras brasileiras em ondas curtas. Ele tinha 26 anos de idade. 

ARGENTINA VIA ESTADOS UNIDOS – O programa em português da RAE – Argentina ao Mundo, que era para ser irradiado, nas noites de quartas-feiras, às 0200, no Tempo Universal (às 23h, no Horário de Brasília), em 5.800 kHz, via Rádio Miami Internacional, não foi veiculado no último dia 2 de junho. A constatação foi feita pelo Ian José da Silva Ferreira, em Fronteiras (PI). Na metade do mês de maio, a RAE havia anunciado que passaria a emitir seu programa, em língua portuguesa, apenas uma vez por semana, nas noites de quartas-feiras. O que será que ocorreu? 

BRASIL – O DX Clube do Brasil possui um canal, no Youtube, onde são disponibilizados antigos programas que fizeram história nas ondas curtas. Um destes áudios é da Rádio Difusora, de Poços de Caldas (MG) que, no passado, transmitiu em 4.945 kHz, em ondas tropicais. A Difusora, inclusive, já migrou para o FM. Confira, aqui, o início da programação da Rádio Difusora, em 21 de setembro de 1990, na voz do histórico comunicador Compadre João. A gravação foi feita pelo Antônio Ribeiro da Motta. A Rádio Difusora de Poços de Caldas, transmitindo em ondas tropicais, a partir de agora, é tão-somente história no Canal do DX Clube do Brasil. 

BRASIL – O sinal da Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), voltou ao ar, em 11815 kHz, na terça-feira, 8 de junho, conforme informação de Ian José da Silva Ferreira, de Fronteiras (PI). A emissora, que pertence ao governo do Estado de Goiás, não foi reportada em sua outra frequência, a de 4.985 kHz, desde o ano passado. [Atualizado em 08/06/2021, às 16h23min].

BRASIL – Em Fronteiras (PI), Ian José da Silva Ferreira tem notado que a Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), tem feito uma espécie de revezamento em suas frequências de ondas curtas. Em alguns dias, seu sinal está presente em 6.010 kHz. Em outros, ela pode ser escutada, em 15.190 kHz. Nos últimos meses, a Rádio Inconfidência é uma das emissoras brasileiras mais presentes nas ondas curtas, assim como a Voz Missionária e Super Rede Boa Vontade, de acordo com o Ian José da Silva Ferreira. 

BRASIL – Outra emissora brasileira que está inativa, em ondas curtas, também desde 2020, é a Rádio Congonhas, que emitia em 4.775 kHz, da cidade mineira do mesmo nome. A Rádio Congonhas estaria com dificuldades em fazer a manutenção do transmissor, por causa da pandemia. 

BRASIL – A Pirâmide é uma emissora brasileira livre que está transmitindo, já há alguns dias, em 7.470 kHz, intitulando-se “A Rádio Livre de Goiás”. A Pirâmide está no ar, especialmente aos sábados e domingos. 

CORÉIA DO NORTETem boa performance de sintonia, aqui no Brasil, a Voz da Coréia (antiga Rádio Pyongyang). Em Unaí (MG), Uender Marques captou, em 4 de junho, às 2048, no Tempo Universal, uma transmissão em coreano, em 9.425 kHz. Confira aqui

CORÉIA DO SUL – Escutei, em 29 de maio, aqui em Porto Alegre (RS), a programação, em espanhol, da KBS World Radio, que foi transmitida, entre 1800 e 1900, no Tempo Universal (entre 15h e 16h, no Horário de Brasília), em 9.740 kHz. Nesta emissão, a antena é voltada ao continente europeu. Acompanhei Lucas Kim e Suny Yun respondendo as cartas e relatórios de recepção, remetidos à redação em Seul. Neste vídeo, aparece a resposta ao veterano ouvinte brasileiro José Moacir Portera de Melo, de Pontes e Lacerda (MT), com detalhes do cotidiano, ao fundo, de um sábado de pandemia, em Porto Alegre (RS). 

ESPANHA – A Rádio Exterior da Espanha possui uma transmissão, em português, para o Brasil, via ondas curtas. Vai ao ar, de terças a sextas-feiras, a partir de 2300, no Tempo Universal, ou seja, às 20h, no Horário de Brasília, em 11.940 kHz. É muito importante sempre valorizar as estações que ainda emitem, em nosso idioma, em ondas curtas. Nas emissões das terças-feiras, a apresentadora Estela Viana conversa, sempre, com o correspondente da emissora em São Paulo, Alexandre Agabiti. Em Unaí (MG), Uender Marques captou e gravou trecho que foi ao ar, em 19 de maio. Confira aqui

ESTADOS UNIDOS – A Rádio Mundial Católica trocou a frequência de 12.050 por 12.040 kHz. Neste canal, está no ar entre 1400 e 0000, no Tempo Universal, transmitindo em espanhol, desde Vandiver, no Alabama. 

ESTADOS UNIDOS – Pop Shop Radio é o nome do programa que irá ao ar, em inglês, a partir de 6 de junho, pela WRMI – Rádio Miami Internacional. A proposta do segmento é executar músicas pop de diversos países do mundo, incluindo do Brasil. O programa é produzido na cidade canadense de Hope, na Colúmbia Britânica. Pop Shop Radio será transmitido às 2200, no TU, em 5.950 kHz. Nesta frequência, a antena é direcionada ao Leste da América do Norte, mas, quem sabe, pode ser captado por aqui também? 

ETIÓPIA VIA ALEMANHA – A Voice of Oromo Liberation é uma emissora que irradia programa, no idioma oromo, destinado à África Oriental, em especial aos ouvintes da Etiópia, Somália e do Quênia. Vai ao ar, entre 1700 e 1730, no TU (ou seja, entre 14h e 14h30min, no Horário de Brasília), em 15.420 kHz, usando o transmissor de Nauen, na Alemanha. Seu sinal também pode ser captado aqui no Brasil. Em Fronteiras (PI), Ian José da Silva Ferreira captou a emissora no último dia 2 de junho. 

ETIÓPIA VIA FRANÇA – A Dimtse Tigray Media House possui uma emissão, em tigrinya, que vai ao ar, entre 1500 e 1600, no Tempo Universal (ou seja, entre o meio-dia e 13h, no Horário de Brasília), em 17.870 kHz. Usa o retransmissor de Issoudun, na França. A emissão é destinada à África Oriental, em especial aos ouvintes da Etiópia e Eritréia. Em Unaí (MG), Uender Marques captou a emissão que foi ao ar, em 23 de maio. Confira aqui

MALI – Ocorreu mais um golpe de Estado no Mali. Foi na segunda-feira, 24 de maio. Um dia depois, a emissora estatal do Mali foi monitorada, levando ao ar músicas típicas e noticiários em francês. A RTV Malienne tem boa performance de sintonia, aqui no Brasil, sempre após às 2000, no TU (ou seja, às 17h, no Horário de Brasília), em 5.995 kHz. 

ROMÊNIA – Desde Monte Hermoso, na Argentina, Matías Saibene informa que, em 21 de maio último, recebeu correspondência clássica, contendo vários cartões QSLs de confirmação remetidos pela Seção Espanhola da Rádio Romênia Internacional. Lembramos que, grande parte das emissoras internacionais, continuam enviando correspondências aos ouvintes, apesar das restrições impostas pela pandemia do coronavírus. 

ROMÊNIA – Em 29 de maio, estive na Ponte de Pedra, aqui em Porto Alegre (RS), para monitorar a transmissão, em língua espanhola, destinada ao continente europeu, da Rádio Romênia Internacional. Escutei a emissão, que foi ao ar, entre 1900 e 1957, no Tempo Universal (entre 16h e 16h57min, no Horário de Brasília), em 11.850 kHz. A recepção estava regular. O vídeo que gravei contempla o final da transmissão, quando o diretor da Programação em Espanhol, Valeriu Radulian, anunciava os horários e frequências em que a RRI emite no idioma de Cervantes. A outra frequência, neste horário, a de 9.610 kHz, estava inativa, devido a problemas no transmissor de Tiganesti-Saftica. Confira aqui

TURQUIA Os boletins, em espanhol, da Voz da Turquia, são uma boa fonte de informações mundiais, via ondas curtas. A Voz da Turquia transmite, neste idioma, às 0050, no Tempo Universal, em 7.260 kHz; às 0100, no TU, em 9.870 kHz; e às 1630, no TU, em 11.930 kHz. 

VIETNÃAs transmissões que a Voz do Vietnã faz para o continente europeu também podem ser captadas, aqui, na América do Sul. A emissão, em espanhol, entre 1800 e 1830, no Tempo Universal (ou seja, entre 15h e 15h30min, no Horário de Brasília), chega regularmente, aqui no Sul, sempre em 11.885 kHz. Nos últimos dias, entretanto, o sinal está muito baixo e distorcido. 

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Algumas emissoras brasileiras estão inativas em ondas curtas”

  1. César Rasec disse:

    Maravilha.
    Mandei um e-mail com escuta feita no dia 05/06.
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.