BBC realizou transmissão especial para a Antártica

Atualizado em 30/06/2022

ARÁBIA SAUDITA – Há meses que a transmissão, em francês, da Rádio Saudi Internacional prossegue tendo problemas técnicos. Ela vai ao ar às 1355, no Tempo Universal, em 17.660 kHz. A emissão vai ao ar com uma espécie de delay. 

BRASILA Rádio Casa está fazendo testes na frequência de 4.005 kHz, na faixa de 75 metros. O objetivo da emissora é ter uma boa sintonia no interior de São Paulo e no Sudeste. Em 26 de junho, Sérgio Partamian obteve boa sintonia, deste canal, em Mairiporã (SP), por volta de 2300, no Tempo Universal, ou seja, por volta de 20h, no Horário de Brasília. Confira. Por sua vez, em Medeiros (MG), Lourenço Cunha captou a emissora, com bom sinal, em 27 de junho, por volta de 2130, no Tempo Universal, ou seja, por volta de 18h30min, no Horário de Brasília. Confira

BRASIL – A Rádio Araucária, que é uma emissora free brasileira, leva ao ar, todos os domingos, o Boletim das Ondas Curtas do DX Clube do Brasil, às 1800, no Tempo Universal, ou seja, às 15h, no Horário de Brasília. Logo após, vai ao ar uma seleção de músicas dos Anos 70, 80 e 90, dentro do programa Arquivo Araucária. 

BRASILDe segundas a sextas-feiras, a Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), leva ao ar, entre 9h e 11h, no Horário de Brasília, o programa Em Boa Companhia. Pedro Henrique Vieira apresenta um programa diferenciado, que lembra muito o rádio praticado nos Anos 80, com horóscopo, participação dos ouvintes e um quadro de tradução de uma música, tal qual o famoso radialista Hélio Ribeiro fazia antigamente. A Inconfidência pode ser ouvida, em 6.010 e 15.190 kHz, em ondas curtas. 

CLANDESTINA VIA UZBEQUISTÃO – A Rádio Iran International é uma estação clandestina, financiada pela Arábia Saudita, que transmite, diariamente, programas, em persa, contrários ao governo do Irã. Em Mairiporã (SP), Sérgio Partamian escutou a emissora, em 27 de junho, às 0000, no Tempo Universal, ou seja, às 21h, no Horário de Brasília, em 5.830 kHz. Ela utiliza um transmissor localizado em Tashkent, no Uzbequistão. Confira aqui.  

FILIPINASA Rádio Filipinas tem tido uma boa performance de sintonia, nos últimos tempos, aqui no Brasil, sempre no período da tarde, em 15.190 kHz. Em Ouro Preto (MG), Danilo Nonato de Paula captou a emissora, em 16 de junho, às 1815, no Tempo Universal, ou seja, às 15h15min, no Horário de Brasília. 

JAPÃO – A NHK World – Rádio Japão reduziu drasticamente o número de emissões em ondas curtas, incluindo a extinção da emissão em espanhol. Conforme Alex Costa Oliveira, de São Paulo (SP), uma das opções para ouvir a NHK é acompanhar a emissão em francês. Uma destas transmissões vai ao ar às 2030, no Tempo Universal, ou seja, às 17h30min, no Horário de Brasília, em 7.425 kHz. 

LIBÉRIAA Rádio ELWA é uma histórica emissora religiosa, que transmite desde Monróvia, capital da Libéria, país situado na África Ocidental. Conforme Sérgio Partamian, de Mairiporâ (SP), captar a Rádio ELWA é um bom DX, uma vez que a emissora transmite com uma potência muito reduzida. No Noroeste do Estado do Espírito Santo, eu sintonizei a emissora, na tradicional frequência de 6.050 kHz, em 14 de junho, às 2040, no Tempo Universal, ou seja, às 17h40min, no Horário de Brasília. É importante ressaltar que, justamente neste horário citado, ocorre uma janela de abertura para ouvir a Rádio ELWA, uma vez que uma estação chinesa, que ocupa o mesmo canal, está silente. Confira, aqui, um trecho que captei da ELWA transmitindo músicas gospel.

REINO UNIDO – No dia 21 de junho, ocorreu a emissão especial, dedicada aos cientistas britânicos que trabalham na Antártica, feita pelo Serviço Mundial da BBC de Londres. Ela foi ao ar em várias frequências, entre 2130 e 2200, no Tempo Universal. Em Pindamonhangaba (SP) Paulo Labastie obteve uma excelente recepção, na frequência de 12.065 kHz, via transmissor localizado no Reino Unido.  Já Michel Viani escutou o final da transmissão, em Osasco (SP), também em 12.065 kHz. 

REINO UNIDO VIA SINGAPURA – Em 27 de junho, Lourenço Cunha escutou, em Medeiros (MG), a BBC de Londres, utilizando a frequência de 3.915 kHz, localizada em Singapura, para atingir a Ásia. Foi às 2300, no Tempo Universal, ou seja, às 20h, no Horário de Brasília. 

TAILÂNDIAA transmissão, em inglês, da Rádio Tailândia tem tido uma boa performance de sintonia, nos últimos tempos, aqui no Brasil. Ela vai ao ar entre 1830 e 1930, no Tempo Universal,  ou seja, entre 15h30min e 16h30min, no Horário de Brasília, em 9.920 kHz. Em Ouro Preto (MG), Danilo Nonato captou a emissora, em 25 de maio, às 1900, no Tempo Universal, ou seja, às 16h, no Horário de Brasília. 

VATICANOA Rádio Vaticano possui uma transmissão, em português, via ondas curtas, destinada aos ouvintes brasileiros. Ela vai ao ar, entre 0100 e 0130, no Tempo Universal, ou seja, entre 22h e 22h30min, no Horário de Brasília, em 7.305 kHz. A programação leva ao ar notícias da igreja católica e também do mundo em geral. 

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.