Boletim do DX Clube do Brasil disponibiliza cartão QSL impresso

Publicado em 29/05/2022, às 14h52min

– Mesmo com o declínio das ondas curtas, o DX Clube do Brasil quer incentivar e valorizar a prática da radioescuta e do dexismo. Por isso, confeccionou um QSL impresso para o seu tradicional Boletim das Ondas Curtas. Confira, aqui, os detalhes. Uma das formas do ouvinte se corresponder com as emissoras de ondas curtas é remeter informes de recepção. Eles permitem que as estações monitorem a qualidade de recepção de seu sinal em várias partes do mundo. Em resposta a estes informes, elas enviam cartões, conhecidos como cartões QSLs, que confirmam o programa informado. O Boletim das Ondas Curtas é transmitido nas seguintes emissoras, frequências, datas e horários:

– nos sábados, às 2100, no Tempo Universal, ou seja, às 18h, no Horário de Brasília, pela Rádio Casa, em 5.900, 7.455 e 8.000 kHz;

– nos domingos, às 1800, no Tempo Universal, ou seja, às 15h, no Horário de Brasília; com reprise às 2300, no Tempo Universal, ou seja, às 20h, no Horário de Brasília, pela Rádio Araucária, em 9.290 kHz;

– dentro do programa Frecuencia Al Dia, em espanhol, por uma rede de emissoras, incluindo a Rádio Miami Internacional e a KVOH – Voz de Esperanza. Nesta última, ouça, nas noites de sextas-feiras, às 21h, no Horário de Brasília (ou seja, às 0000, no Tempo Universal dos sábados), em 9.975 kHz.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.