Captando emissoras norte-americanas

# Algumas emissoras norte-americanas de ondas curtas chegam, aqui no Brasil, nesta época do ano. É o caso, por exemplo, da WWCR 4, de Nashville. Ele foi captada, aqui em Porto Alegre, por volta de 23h40min, na Hora Oficial de Brasília, na frequência de 5810 kHz. Outra emissora é a WHRI, da Carolina do Sul, que transmite em 5920 kHz. Ela foi monitorada por volta de 23h20min, na Hora Oficial de Brasília, mas com um sinal muito fraco, já que sua antena é apontada para o Leste dos Estados Unidos. 

# Em tempos de pandemia do coronavírus, os boletins de notícias transmitidos por emissoras de ondas curtas enfocam como alguns países enfrentam a doença. É o caso do boletim de notícias transmitido, em português, pela Rádio Havana Cuba. Ele tem regular sintonia, aqui no Sul do Brasil, a partir das 19h30min, na Hora Oficial de Brasília, em 15230 kHz, na faixa de 19 metros.

# Em Imperatriz (MA), João Silva tem monitorado as transmissões em espanhol da Rádio Romênia Internacional, às 16h, na Hora Oficial de Brasília, em 11850 kHz, com bom sinal. O detalhe é que a emissão é destinada à Europa. A transmissão que é dirigida à América do Sul, no período noturno, tem sofrido com a falta de propagação.

# As ondas curtas desempenham um papel importante em países que possuem grandes extensões territoriais. Quem acredita no potencial desta modalidade de radiodifusão é o diretor da Rádio Miami Internacional, Jeff White. Ele foi o entrevistado do programa #MadeInCasa, das emissões da RAE – Argentina Al Mondo. A Rádio Miami Internacional transmite vários programas, de emissoras distintas, para ouvintes de mais de um continente.

# Desde Uruará (PA), Francisco Reis informa que a Rádio Riomar, de Manaus (AM), reativou sua frequência de 6160 kHz, em 49 metros. Ele monitorou a estação, em 29 de maio, por volta de 10h, na Hora Oficial de Brasília.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Captando emissoras norte-americanas”

  1. Eu tenho escutado a WHRI em 5920kHz, mas ainda não escutei a WWCR4 em 5810kHz. Outra emissora dos EUA que chega bem aqui é a EWTN em 12050kHz escutada com ótimo sinal às 2252UTC. Confirmada escuta de RHC em português às 15230kHz às 2232UTC com sinal fraco e dificuldades por conta da alta qrm. De manhã, é possível escutar das 1100-1600 a RHC em espanhol em 15140kHz e 15230kHz, porém com muita dificuldade na maioria das vezes aqui em Terra de Areia-RS. Creio que seja por causa da estação do ano e da latitude alta. Tenho escutado a Radio Taiwan Internacional/Espanhol das 0100-0130UTC e 0200-0230UTC diariamente, Radio Praga/Inglês 0130-200UTC diariamente e a RAE 0230-0330UTC de terça à sábado em 5800kHz via WRMI. Boa notícia da volta da Rádio Riomar em 6160kHz. Esta frequência é também da Rádio Boa Vontade transmitindo de Porto Alegre-RS, embora não a tenho ouvido ultimamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.