Confira as escutas de novembro

BRASILA Rádio Saturno é uma emissora brasileira livre, que transmite desde Belo Horizonte (MG), em 6.150 kHz. Ela emite com uma potência mínima e, faz algumas semanas, que está no ar durante as madrugadas.

CHINA – Em 1 de novembro, captei a CNR 1 – Voice of China, aqui, em Porto Alegre (RS), às 2110, no Tempo Universal, ou seja, às 18h10min, no Horário de Brasília, em 4.800 kHz. Trata-se de uma emissora regional chinesa, que emite de Golmud, com 100 kW de potência. A qualidade de sintonia foi muito boa. Confira aqui

ESTADOS UNIDOS – A WTWW é uma emissora norte-americana que está presente, nas ondas curtas, em 5.085 kHz, transmitindo desde o Tennessee. 

ETIÓPIAA Etiópia vive, atualmente, uma guerra civil, com forças da Frente de Libertação do Povo do Tigray avançando em direção a capital, Adis Abeba. Nesta cidade, nas décadas de 1960 e 1970, funcionou a ETLF – Radio Voice of the Gospel. Em 1977, a emissora foi nacionalizada e rebatizada com o nome de Voice of Revolutionary Ethiopia. O DX Clube do Brasil produziu, há alguns anos, um programa especial enfocando as duas emissoras. Confira aqui

ETIÓPIA – A Rádio Amhara é uma emissora da Etiópia que está presente nas ondas curtas na frequência de 6.090 kHz. Seu transmissor, de 100 kW, está localizado em Addis Abeba, capital daquele país africano. A emissora foi captada, em Mairiporã (SP), em 17 de novembro, pelo Sérgio Partamian, às 0403, no Tempo Universal. Confira aqui

FILIPINAS – Em 28 de novembro, Uender Marques captou, em Unaí (MG), a Rádio Filipinas, transmitindo em 17.820 kHz, às 0200, no TU, ou seja, às 23h, no Horário de Brasília, em inglês. Confira aqui a identificação que ele gravou. 

FRANÇAA Radyo Dengê Welat, é uma rádio do povo curdo, um grupo étnico do Oriente Médio. Ela transmite informação, música e cultura em quatro dialetos curdos. O objetivo é atingir essa imensa comunidade espalhada pela Turquia, Iraque, Síria e Irã. O público alvo, também, são os numerosos imigrantes dispersos no mundo, em especial na Europa. A emissora transmite seus programas utilizando transmissores alugados em Issoudun, na França, e em Kishinev, na Moldávia. A emissão vai ao ar, entre 1558 e 2100, na Hora Universal, em 9.525 kHz. 

ÍNDIA – A emissão, em francês, da All India Radio, continua tendo boa performance de sintonia, aqui no Brasil. Em 21 de novembro, captei, aqui, na Ponte de Pedra, em Porto Alegre (RS), às 2021, no Tempo Universal, ou seja, às 17h21min, no Horário de Brasília, esta emissora em 9.620 kHz. Trata-se da transmissão que vai ao ar, entre 1930 e 2030, no Tempo Universal, com destino ao continente europeu. O transmissor, de 200 kW, está localizado em Bengaluru. Confira aqui

ÍNDIA – Lembramos que a All India Radio envia, aos ouvintes, o tradicional cartão QSL clássico pelo correio tradicional. Eu recebi a verificação, após enviar um informe de recepção para a emissora em fevereiro passado. 

KUWAIT – Em Mairiporã (SP), Sérgio Partamian captou a Rádio Kuwait. Foi em 17 de novembro, às 0322, no TU, ou seja, à meia-noite e 22 minutos, no Horário de Brasília, em 5.960 kHz. A emissora está no ar, nesta frequência, transmitindo, em árabe, com 250 kW de potência. Confira aqui

ROMÊNIA – A Rádio Romênia Internacional anunciou a tradicional enquete, entre seus ouvintes, para a escolha da personalidade deste ano. No ano passado, os profissionais de saúde que trabalharam na luta contra o Coronavírus receberam o título. Quem deseja participar, deverá escrever um e-mail para a redação em língua espanhola da emissora. 

ROMÊNIA – O programa Rincon Diexista, das emissões em espanhol da Rádio Romênia, levou ao ar pequenas notas com minhas memórias de ouvinte há 35 anos daquela emissora. Confira aqui, aqui, aqui e também aqui

TAIWAN – A Rádio Nug é uma emissora que transmite programas, em idioma birmanês, para a Ásia, em 17.710 kHz. As emissões ocorrem entre 0130 e 0200, no TU, ou seja, entre 22h30min e 23h, no Horário de Brasília, utilizando um transmissor, de 250 kW, localizado em Paochung, em Taiwan. Em Unaí (MG), Uender Marques captou a emissora, em 28 de novembro. Confira aqui. 

VATICANO – A Rádio Dabanga é uma emissora não oficial que transmite programas para o Sudão, no idioma árabe-sudanês, em 7.315 kHz. Ela usa o transmissor de Santa Maria di Galeria, da Rádio Vaticano, entre 0429 e 0457, no TU, ou seja, entre 01h29min e 01h57min da madrugada brasileira. Em Mairiporã (SP), Sérgio Partamian captou a Rádio Dabanga, em 17 de novembro. Confira aqui.  

ZÂMBIA – A Voice of Hope – Africa envia aos ouvintes um cartão QSL clássico pelo correio tradicional. A emissora está presente, nas ondas curtas, em 6.065 kHz, com transmissor na Zâmbia. Eu recebi a resposta após 45 dias de espera.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.