Confira as novas das ondas curtas

ARGÉLIA VIA FRANÇA – Quem nunca escutou a leitura do Alcorão nas ondas curtas? É uma tradição, especialmente da Arábia Saudita e também da Rádio Algerienne. Em 20 de outubro, Francisco Jacson escutou a emissora, em São Gonçalo (RJ), em 5.930 kHz, por volta de 2207, no Tempo Universal, ou seja, às 19h07min, no Horário de Brasília. A Rádio Algerienne usa o retransmissor francês de Issoundun. 

AUSTRÁLIANão é muito comum captar, aqui no Brasil, transmissões de ondas curtas, vindas da Austrália. A Rádio Austrália Internacional deixou as ondas curtas em 2017. Em Unaí (MG), Uender Marques captou a Reach Beyond Austrália. Trata-se de uma emissora religiosa que usa o transmissor de Kununurra. Ele escutou a emissão, em japonês, em 27 de outubro, às 2236, no TU, ou seja, às 19h36min, no Horário de Brasília, em 15410 kHz. Confira aqui.  

BRASILO DX Clube do Brasil possui um Canal, no Youtube, onde são disponibilizados antigos programas que fizeram história nas ondas curtas. Um destes áudios apresenta um programa especial, realizado há alguns anos, pelo DX Clube do Brasil, sobre a Rádio Liberty. Tratava-se de uma emissora de rádio, operada pelo Serviço de Inteligência da Argentina, durante o conflito armado chamado de A Guerra das Malvinas, em 1982. Este programa especial foi ao ar na programação da antiga Voz da Rússia. 

BRASILA Rádio Saturno é uma emissora brasileira livre, que transmite desde Belo Horizonte (MG), em 6.150 kHz. Ela emite com uma potência mínima e, faz algumas semanas, que está no ar durante as madrugadas. No último dia 1º de novembro, ela foi captada, em Mangawhai, na Nova Zelândia, há cerca de 12 mil e 500 quilômetros, pelo Bryan Clark. 

BRASIL – A Super Rede Boa Vontade de Rádio, de Porto Alegre (RS), permanece com sua frequência de 6.160 kHz inativa. Ela passa por manutenção. Já a frequência de 11.895 kHz está no ar, normalmente, conforme constatou o Ian José da Silva, em Fronteiras (PI), em 10 de novembro. Lembrando que esta emissora envia a todos os ouvintes um cartão QSL eletrônico em resposta aos informes de sua sintonia. 

BRASILLembramos que a Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), possui um cartão QSL impresso. Para receber o seu, basta enviar um informe de recepção para a emissora, juntamente com três cartões postais da sua cidade. 

CLANDESTINA VIA FRANÇA – Em 21 de outubro, Carlos Latuff escutou, em Porto Alegre (RS), a Dimtse Woyane Tigray International. Trata-se de uma emissora, que emite programas para o povo tigrinio, que habita o norte da Etiópia. Ele ouviu a emissora, às 1757, no Teempo Universal, em 17.750 kHz. Confira aqui.  

CLANDESTINA VIA FRANÇA – Do retransmissor francês de Issoundun, origina as emissões da Radiyoni Dirree Shaggar. A emissora foi captada, em Unaí (MG), pelo Uender Marques, em 23 de outubro, com programação, em idioma oromo, para a África Oriental. A sintonia ocorreu na frequência de 15.415 kHz, às 1618, no TU, ou seja, às 13h18min, no Horário de Brasília. Tal emissão sofre interferência proposital (jamming) vindo da Etiópia. Confira aqui a escuta do Uender.  

ESTADOS UNIDOS – Em Fronteiras (PI), Ian José da Silva captou uma transmissão que não consta nas listas. Trata-se da emissão da Voz da América, por volta de 1030, no Tempo Universal, ou seja, às 7h30min, no Horário de Brasília, em 17.545 kHz. 

ESTADOS UNIDOS – Em 31 de outubro, escutei, aqui em Porto Alegre (RS), no Parque Marinha, a PAB (Pan American Broadcasting) – Radio Africa, em 21.525 kHz, às 1914, no Tempo Universal, ou seja, às 16h14min, no Horário de Brasília. A emissora transmite programas religiosos, em inglês, com destino a todo continente africano, via WRMI – Rádio Miami Internacional, usando o transmissor, de 100 kW, localizado em Okeechobee. É interessante ainda escutar emissoras que utilizam uma frequência alta. Confira aqui

ESTADOS UNIDOS VIA BOTSUANA – Aqui em Porto Alegre (RS), captei a emissão, em inglês, da Voz da América, para a África. Foi em 31 de outubro, às 1950, no Tempo Universal, ou seja, às 16h50min, no Horário de Brasília, em 15.580 kHz. Ela utiliza, nesta frequência, um retransmissor, localizado em Botsuana, de 100 kW. 

FILIPINAS – A Rádio Filipinas tem tido uma boa performance de sintonia, nos últimos tempos, aqui no Brasil. Em São Gonçalo (RJ), Francisco Jacson captou esta emissora, em 21 de outubro, às 1538, no Tempo Universal, ou seja, às 12h38min, no Horário de Brasília, em 12.120 kHz. 

HOLANDA VIA ALEMANHA  – Em Fronteiras (PI), Ian José da Silva acaba de receber um cartão QSL eletrônico da Mighty KBC. Trata-se de uma emissora europeia, que transmite sua programação, nos domingos universais, entre 0000 e 0200, no Tempo Universal, ou seja, entre 21h e 23h, nos sábados, aqui no Brasil. Usa um transmissor alemão, de Nauen, na frequência de 5.960 kHz. 

NOVOS HORÁRIOSRecordamos que, desde 31 de outubro, está em vigência um novo período de transmissões em ondas curtas. Confira tudo aqui

ROMÊNIANeste novo período de emissões radiofônicas, que entrou em vigência em 31 de outubro, as emissões em espanhol da Rádio Romênia vão ao ar da seguinte forma: às 2000, no TU, em 5.920 e 7.235 kHz; às 2200, no TU, em 9.490, no modo DRM, e em 11.800 kHz; às 0000, no TU, em 6.040, 7.325, 9.600 e 11.800 kHz; por último, às 0300, no TU, em 6.150, 9.740 e 11.800 kHz. O melhor horário para acompanhar a programação em espanhol da Rádio Romênia Internacional, aqui no Sul do Brasil, é, às 0000, no Tempo Universal, em 9.600 kHz. 

SURINAME – Você sabia que o Suriname teve, na Década de 1980, uma emissora internacional que irradiou programas, em inglês e holandês, via ondas curtas? Pela sua diversidade racial, étnica e cultural, o Suriname é, seguramente, o país mais exótico da América do Sul. Na metade dos Anos 2000, o DX Clube do Brasil produziu um segmento especial, sobre as estações de rádio do Suriname. O especial foi transmitido em alguns programas, como o DX HCJB e o Encontro DX, levados ao ar, respectivamente, pela HCJB e Rádio Aparecida. Foi produzido pelo professor e dexista Sérgio Partamian e apresentado por Marcelo Vieira. Confira aqui.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.