Confira as primeiras de 2021 nas ondas curtas

ANGOLA – O sinal da Rádio Nacional, cujo transmissor está localizado em Mulenvos, está chegando, em 4.950 kHz, no Sudeste do Brasil. Em 7 de janeiro, foi captada, em Medeiros (MG), pelo Lourenço Cunha Lana, às 21h21min, no Horário de Brasília (0021, no Tempo Universal). O sinal estava apenas regular. 

BRASIL – A Rádio A Máquina do Rock é uma emissora brasileira não oficial que transmite em 6.320 kHz, durante boa parte do dia, de algum lugar do Sul de Minas Gerais. Em 30 de dezembro, captamos a emissora, aqui em Porto Alegre (RS), às 19h15min, no Horário de Brasília, durante a execução da música “Wind of Chance”, da banda alemã Scorpions. 

BRASIL – Três emissoras brasileiras que transmitem na faixa de 60 metros estão inativas. São elas: a Rádio Congonhas, de Congonhas (MG), em 4.775 kHz; Rádio Relógio, do Rio de Janeiro (RJ), em 4.905 kHz; e Rádio Brasil Central, de Goiânia (GO), em 4.985 kHz. A Rádio Congonhas espera a chegada de peças para seu transmissor. Já a Rádio Relógio informou a Uender Marques, de Unaí (MG), que seu transmissor está passando por manutenção. Em relação à Rádio Brasil Central, informações em alguns grupos do Facebook dão conta de que a emissora não voltaria a emitir mais em 4.985 kHz.  

CHINA – A estação regional Xizang, cujo transmissor está localizado em Lhasa-Baiding, tem sido captado, no Sul do Brasil, nas frequências de 4.905 e 4.920 kHz. Em 31 de dezembro, a frequência de 4.905 kHz foi a primeira a aparecer, por volta de 18h30min (2130, no TU), com sinal regular. Já 4.920 kHz, possui uma recepção boa, com mais qualidade, às 18h35min. A programação é em tibetano. Confira vídeos aqui. Outra emissora regional é a PBS Xizang, também de Lhasa-Baiding, na frequência de 4.820 kHz. Diferentemente das outras, esta transmite em chinês, inclusive com potência superior às estações de 4.905 e 4.920 kHz. Foi captada, às 19h13min, de 31 de dezembro. 

CHINA – A emissora regional CNR 1 Voice of China, de Goldmud, possui boa sintonia, aqui no Sul do Brasil. Foi captada, aqui em Porto Alegre (RS), em 9 de janeiro, na frequência de 4.800 kHz, aproximadamente 15.910 quilômetros de distância do Sul do Brasil, às 18h43min, no Horário de Brasília (2143, no Tempo Universal). Confira, aqui, o clip.

CORÉIA DO NORTE – É boa a sintonia da Voz da Coréia aqui no Sul do Brasil, transmitindo em francês, inglês e espanhol para a Europa. Aqui em Porto Alegre (RS), sintonizamos a emissora, em 30 de dezembro, às 18h01min, no Horário de Brasília (às 2101 UTC), na frequência de 12.015 kHz. Confira aqui

CUBA – Ao que tudo indica, a Rádio Havana Cuba possui uma transmissão em português, às 18h30min, no Horário de Brasília (às 2130, no TU), em 11760 kHz. A emissão não está listada no site da emissora e provavelmente é destinada ao continente europeu. 

MALI – A RTV Malienne transmite, em 9.635 kHz, entre 0800 e 1800, no Tempo Universal. É boa a sintonia, aqui no Brasil, da emissora, neste canal. Em Unaí (MG), Uender Marques captou a emissora, em 11 de janeiro, às 14h40min, no Horário de Brasília (às 1740, no TU). Confira aqui

PERUO sinal da Rádio Tarma, da cidade peruana do mesmo nome, foi captado, em 8 de janeiro, em 4.775 kHz, em Medeiros (MG), pelo Lourenço Cunha Lana, às 21h21min, no Horário de Brasília (0021, no Tempo Universal). 

PERU – A Rádio Tawantinsuyo, de Cusco, voltou a ser ouvida, novamente, na frequência de 6.174 kHz. Em Itajaí (SC), Ivanildo Dantas captou a emissora, em 5 de janeiro, às 19h35min, no Horário de Brasília (2235, no TU), com programação em quechua e espanhol. 

SUAZILÂNDIA – A Trans World Radio é uma emissora que irradia programas religiosos para o continente africano, desde Manzini, na Suazilândia. Seu sinal também pode ser captado aqui no Brasil. Em Unaí (MG), Uender Marques ouviu a transmissão em francês, no dia 3 de janeiro, às 16h43min, no Horário de Brasília (às 1943, no Tempo Universal), em 15.105 kHz. Quem enviar um informe de recepção para esta emissora, recebe um cartão de confirmação QSL eletrônico. Confira, aqui, trecho da Trans World Radio, captado por ele. Confira, aqui, o e-QSL que recebemos da emissora. 

TAILÂNDIA – A Rádio Tailândia Internacional possui ótima sintonia, aqui no Sul do Brasil, transmitindo em inglês e alemão, em 7.475 kHz. Em 2 de janeiro, captamos a emissora, aqui em Porto Alegre (RS), emitindo em inglês, às 17h45min, no Horário de Brasília (às 2045, no TU). Confira, aqui, o sinal de identificação que gravamos.  

UZBEQUISTÃO – A North Korea Reform Radio foi captada, aqui em Porto Alegre (RS), em 9 de janeiro, às 17h43min, no Horário de Brasil (2043, no Tempo Universal), em 7.590 kHz. Trata-se de uma transmissão, em coreano, destinada à Coréia do Norte, tendo o centro emissor em Tashkent, capital do Uzbequistão, cerca de 13.629 quilômetros de Porto Alegre. Confira, aqui, a gravação.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

3 comentários em “Confira as primeiras de 2021 nas ondas curtas”

  1. Célio Romais disse:

    Salve, Oliveira! Depende muito da propagação. Também dos equipamentos usados (receptor, antena, etc.).

  2. Clodoaldo Macedo disse:

    Boa tarde. Muito obrigado pelas atualizações, me chamo Clodoaldo e moro em Foz do Iguaçu, estou sempre atento às notícias sobre o mundo do rádio, principalmente a respeito das transmissões em ondas curtas.
    grande Abraço…

  3. qslworld disse:

    Por que a Radio Nacional de Angola não é sintonizada aqui em São Paulo capital, visto que o estado de São Paulo esta praticamente em reta com a Africa? Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.