Confira as últimas das ondas curtas!

NOTA DE PESAR – Faleceu, em Porto Alegre (RS), em 9 de novembro de 2020, o radioescuta, dexista e radioamador Paulo Roberto Peres Michelon. Somente neste mês de março soubemos da notícia, após notar a ausência de suas postagens nas redes sociais. O Paulo foi um ativo colaborador do DX Clube do Brasil. Também participou de um encontro de radioescutas que foi realizado, em 1995, em Nova Prata (RS). Confira, aqui, postagem que fizemos.

NOVOS HORÁRIOS – Quer saber se alguma emissora internacional mudou seus horários e frequências? Acesse o site da HFCC, que é a entidade internacional que coordena a base de dados das transmissões internacionais de ondas curtas. Confira aqui

BRASIL – A Rádio Relógio, do Rio de Janeiro (RJ), reativou sua tradicional frequência de 4.905 kHz, na faixa de 60 metros. Em 6 de abril, monitoramos a emissora, às 18h30min, no Horário de Brasília, quando levava ao ar o programa Happy Hour, com informações do trânsito e notícias das equipes de futebol da capital fluminense. 

BRASIL – O programa Encontro DX está comemorando 35 anos no ar neste ano de 2021. Já a Rádio Aparecida, onde o programa é levado ao ar, todos os sábados, às 19h, no Horário de Brasília, está celebrando 70 anos de atividades. Para comemorar a data, a direção da emissora lançou um cartão QSL eletrônico. Para receber o seu, envie um informe de recepção para: encontrodx@gmail.com

BRASIL EM ONDAS MÉDIAS – O programa Memórias do Rádio no Ar firmou parceria com a Rádio Timbira AM, 1.290 kHz, de São Luiz (MA). Apresentado por Talvane Lukatto, ele leva ao ar, sempre, áudios históricos de emissoras brasileiras e também de profissionais deste veículo de comunicação. A Rádio Timbira AM é uma emissora com muita história. Ela chegou a transmitir, em ondas curtas, na Década de 1980, nas faixas de 60 e 19 metros, respectivamente, nas frequências de 4.975 e 15.215 kHz. O programa Memórias do Rádio no Ar vai ao ar, todos os sábados, a partir do meio dia! Confira! 

BRASILMelhorou muito, nos últimos dias, a sintonia da Rádio Marumby, de Curitiba (PR), na frequência de 6.080 kHz. Ao que tudo indica, a emissora fez alguns ajustes em seu parque transmissor. O avanço no sinal da emissora foi notado, em Santa Cruz do Sul (RS), pelo radioescuta José Marques. 

BRASIL – A Rádio Clube do Pará é uma das poucas emissoras comerciais brasileiras que ainda transmite em ondas curtas. É uma estação que leva ao ar uma programação bem regional, mostrando as características do estado do Pará. Por exemplo, nas noites de sábados, ela transmite músicas regionais do Estado do Pará e também de países do Caribe. A Rádio Clube do Pará está com seu transmissor ligado nas 24h do dia em 4.885 kHz.  

CUBAEn Contacto é o nome do programa da Rádio Havana Cuba que fala de dexismo e telecomunicações. O segmento é irradiado, nas noites de domingos, às 22h30min, no Horário de Brasília, ou seja, às 0130, no Tempo Universal. As frequências deste horário são as seguintes: 9.535, 9.650, 11760, 11.850 e 15.230 kHz. En Contacto conta com a participação do professor Arnaldo Coro Antich, que geralmente apresenta prognósticos da propagação para as ondas curtas. A apresentação é de Maria Elena Calderín. 

ESPANHA – Neste mês de abril, a Rádio Exterior da Espanha completa 35 anos de emissões em sefardi. Trata-se de uma língua também chamada de judeu-espanhol ou ladino, como língua litúrgica. Os sefarditas descendem de judeus que habitavam a Península Ibérica na Idade Média. No programa irradiado em 6 de abril, foram levados ao ar depoimentos de ouvintes e também da direção da emissora. Os programas em sefardi vão ao ar, nos domingos, às 18h30min, no Horário de Brasília, e também nas terças-feiras, às 19h, no Horário de Brasília, em 11.940 kHz. 

ESTADOS UNIDOSWorld of Radio é um programa significativo que fala das ondas curtas, emitido há muitos anos, no idioma inglês. É apresentado desde Enid, Oklahoma, Estados Unidos, por Glenn Hauser. Uma das emissões pode ser escutada, aqui no Brasil, nas noites de domingos, às 23h30min, no Horário de Brasília, ou seja, às 0230, no TU, em 5.800 kHz, em 49 metros, que é uma das frequências da Rádio Miami Internacional que possui ótima sintonia aqui no Brasil. 

IRÃ – Desde 27 de março, a Rádio Voz da República Islâmica do Irã não foi mais escutada em ondas curtas, no idioma espanhol. Em São Luiz do Paraitinga (SP), Antônio Ribeiro da Motta monitorou os dois horários em que a emissora transmitia e nenhuma frequência estava no ar, nem as antigas, nem as que, em tese, seriam as utilizadas em mais um novo período radiofônico. Portanto, conforme as locutoras da programação em espanhol da estação de Teerã vinham anunciando já há algum tempo, suas emissões, neste idioma, foram descontinuadas. Ainda de acordo com Antônio Ribeiro da Motta, as emissões em árabe e outros idiomas da Voz do Irã prosseguem sendo emitidas. Foi encerrado o capítulo final da Voz do Irã, em espanhol, nas ondas curtas. 

JAPÃO VIA ESTADOS UNIDOS – O sábado, 27 de março, marcou o fim das transmissões, em língua portuguesa, da NHK Word – Rádio Japão, em ondas curtas. A emissora tomou a decisão em decorrência da desativação da repetidora da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Os programas em português poderão ser acompanhados, normalmente, no site da emissora. A emissão em espanhol, no entanto, continuará sendo transmitida, em ondas curtas, via Rádio Miami Internacional, às 0400, no Tempo Universal, 5.985 kHz. Lembramos que quem gosta da Rádio Japão e das ondas curtas, seguirá ouvindo a emissora, em espanhol, como fará o Antonio Argolo, de Jequié (BA). Confira, aqui, trechos do último boletim de notícias, em português, transmitido pela Rádio Japão, em ondas curtas. A gravação foi realizada por Carlos Latuff, em Porto Alegre (RS), em 27 de março. 

MALI – A República do Mali é um país localizado na África Ocidental. Ele é o sétimo maior país da África. A emissora estatal do Mali leva ao ar muita música típica daquele país, pouco conhecida por aqui. Conforme vai anoitecendo aqui na América do Sul, o sinal da RTV Malienne, entra na frequência de 5995 kHz. 

ROMÊNIA – Em 28 de março, a Rádio Romênia Internacional mudou horários e frequências em que emite em espanhol. No entanto, em 7 de abril, fez novas mudanças, atendendo a ouvintes. O esquema atual, já com as mudanças é o seguinte: às 1900, no Tempo Universal, em 9.610 e 11.850 kHz; às  2100, no TU, em 11.650 e 9.620 kHz, em modo DRM; às 2300, no TU, em 9.700, 9.760 , 11.730, e 11.650 kHz; por último, às 0200, no TU, em 9.440, 9.700, 11.780 e 11.945 kHz. Neste novo período, a emissora voltou a emitir, às 1900, no TU, ou seja, às 16h, no Horário de Brasília, na frequência de 11.850 kHz. A emissão tem como destino a Europa mas, no ano passado, era captada, regularmente, em várias partes da América do Sul. Era ouvida, por exemplo, pelo João Silva, em Imperatriz (MA). 

VATICANOA Rádio Vaticano possui uma transmissão em português destinada aos ouvintes africanos. A emissão que vai ao ar, às 18h30min, no Horário de Brasília, possui ótima sintonia aqui no Brasil, na frequência de 7.360 kHz. Os programas apresentam notícias do continente africano que não fazem parte da mídia tradicional.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.