Copa do Mundo

– E a Copa do Mundo da Rússia está em andamento! As ondas curtas sempre são uma boa forma de acompanhar as movimentações de algumas seleções. A Rádio Exterior da Espanha é um exemplo disso. A emissora leva ao ar bons programas sobre futebol, especialmente nos finais de semana. Nos sábados e nos domingos, a emissora pode ser monitorada entre 1400 e 1800, no Tempo Universal, em 15520 e 17855 kHz. Nestas mesmas frequências, a emissora emite todos os dias entre 1800 e 2200, no TU.

– Desde São Paulo, capital, Alex Costa destaca uma emissão em italiano da Voz da República Islâmica do Irã ocorre, atualmente, em 7235 kHz, entre 1920 e 1950, no TU. Ela possui sinal regular aqui no Brasil.

– Também em italiano, de acordo com o Alex Costa, transmite é a Rádio Internacional da China. A emissão inicia às 2030, no TU, em 7345 kHz e tem ótimo sinal por aqui.

– Em Terra de Areia (RS), Júlio César Pereira captou a Rádio Guiné, da República da Guiné, em 9650 kHz, em 31 metros, por volta de 2009, no TU, no dia 6 de junho. Na ocasião, a emissora transmitia músicas típicas e locução em francês. O sinal estava bom. É uma ótima escuta nesta época do ano!

A Rádio Internacional da China tem ótima sintonia aqui no Brasil, a partir das 2100, no TU, em 7335 kHz, transmitindo em espanhol. A emissão é destinada ao continente europeu, mas pode ser facilmente ouvida por aqui. As informações são do Alex Costa, de São Paulo (SP).

Começou a ouvir rádio ainda garoto e nunca mais se desligou dele. Na década de 1980 descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa de programas de ondas curtas das rádios Aparecida, Transmundial e Caros Ouvintes. –

Deixe uma resposta