Cultura de Araraquara volta a ser ouvida em ondas curtas!

– Uma boa notícia vem de Araraquara, no estado de São Paulo! A Rádio Cultura, daquela cidade paulista, voltou a ser ouvida em 3365 kHz, na faixa de 90 metros. Diversos radioescutas notaram a volta da emissora nesta faixa de ondas curtas que é pouco utilizada no Brasil. Conforme Uender Marques, a emissora tem boa sintonia em Unaí (MG). Também o Márcio Molossi captou a emissora em 22 de fevereiro, por volta de 0000, no TU, quando ia ao ar uma transmissão de partida de futebol.

– A Rádio Gaúcha, de Porto Alegre (RS), está com seus dois canais de ondas curtas ativos. A emissora liga seus transmissores de 6020 e 11915 kHz durante a semana.

– E a Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG), voltou a ser ouvida em 15190 kHz, na faixa de 19 metros. A sintonia é excelente em diversas localidades do Brasil.

– E a Rádio Transmundial encurtou em três horas o período em que está no ar sua frequência de 11735 kHz. Conforme Lenildo da Silva, que reside em São José (PB), a emissora religiosa agora liga o transmissor às 11h da manhã. Antes, estava no ar a partir das 7h.

– De acordo também com o Lenildo, a Rádio Nacional da Amazônia enfrentou problemas técnicos nos últimos dias. A emissora esteve fora do ar em 6180 e 11780 kHz devido a um problema que atingiu a subestação que fornece energia elétrica ao seu parque de transmissores. No último dia 22 de fevereiro, ela retornou ao ar mas, em seguida, ficou inativa, muito provavelmente por causa dos mesmos problemas técnicos.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Um comentário em “Cultura de Araraquara volta a ser ouvida em ondas curtas!”

  1. Julio Cesar Pereira disse:

    Boa notícia. Eu costumava sintonizar esta frequência em Curitiba. Ela e a Radio Sonder Grense da África do Sul estavam sempre presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.