Emissora argentina retornará em 19 metros

 

 

– Recordamos que a Rádio Canção Nova, de Cachoeira Paulista (SP), apesar de estar anunciando que transmite em três frequências, continua ativa apenas em 9675 kHz.

– Desde Curitiba (PR), Júlio César Pereira informa que monitorou, novamente, o sinal da Rádio Difusão Argentina para o Exterior, em 15345 kHz. De acordo com ele, a emissora estaria fazendo testes para retornar neste canal. O mesmo fato foi notado pelo Márcio Molossi, em Xavantina (SC). Lembramos que a estação argentina está fora do ar, em ondas curtas, devido a problemas técnicos.

– Em Belo Horizonte (MG), Rodrigo de Araújo captou, em 2 de outubro, a RMI – Rádio África, pelo canal 21545 kHz, na faixa de 13 metros. Esta faixa é pouco usada nos dias atuais. Ele captou uma emissão em francês e inglês. A emissora usa transmissores localizados em Okeechobee, nos Estados Unidos.

– Aqui em Porto Alegre (RS) temos monitorado, com bom sinal, três emissões que são destinadas aos ouvintes da América do Sul. Às 2130, no TU, a programação em português da Rádio Japão chega muito bem em 17740 kHz. Já a emissão em espanhol da Rádio Romênia que vai ao ar às 2300, no TU, pode ser ouvida em 11700 kHz. Por último, destaco que a Rádio Havana Cuba chega facilmente em 15230 kHz, a partir das 2200, no TU, emitindo em português.

Célio Romais

Começou a ouvir rádio ainda na adolescência e nunca mais se desligou dele. Na Década de 1980, descobriu as emissões internacionais em ondas curtas. Trabalhou nas rádios Felusp FM e Gaúcha de Porto Alegre. É autor do livro O que é o Rádio em Ondas Curtas e participa do programa Encontro DX, irradiado pela Rádio Aparecida. No passado, colaborou com a Rádio Transmundial, Christian Vision, RDP - Rádio Portugal, Voz da Rússia, Canção Nova, entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.